Deep Nostalgia: Como Fazer Fotos Animadas e Dar vida a fotos antigas

Através do Deep Nostalgia é possível fazer fotos animadas e dar vida a fotos antigas, inclusive de quem já morreu. Este é um novo recurso criado pelo site MyHeritage que despertou a curiosidade das pessoas nos últimos dias.

Imagine que você encontra em seu arquivo uma antiga foto de família com pessoas que já se foram há muito tempo, e bem diante de seus olhos elas começam a ganhar vida… 

Elas olham para você, sorriem, piscam os olhos, viram a cabeça, uma sensação completa é criada de que elas estão aqui, ao seu lado, vivas. Milagre?

Deep Nostalgia Fazer Fotos Antigas animadas
Veja como dar vida a retratos antigos, inclusive de pessoas que já morreram

Este milagre é tornado possível por Myheritage e seu projeto recentemente lançado Deep Nostalgia, que pode dar vida a qualquer uma de suas fotos, sejam elas de cor ou preto e branco.

Como fazer fotos animadas e dar vida a fotos antigas

Para deixar suas fotos animadas e dar vida aos retratos antigos é muito fácil, simples e rápido.

Vamos deixar logo a seguir o passo a passo para você animar suas fotografias.

  1. Acesse o Deep Nostalgia
  2. Faça o login informando seu nome de usuário e senha. Caso não tenha uma conta é só criar gratuitamente. Você ainda pode usar sua conta do Facebook ou do Google.
  3. Clique em “Carregar Foto
  4. Procure uma foto no seu computador e espere carregar
  5. Agora é só esperar a mágica acontecer.

Os rostos revividos na foto parecem hipnotizantes e, ao mesmo tempo, até assustadores. O cérebro se recusa a acreditar que isto é possível por um tempo! 

Veja você mesmo mesmo alguns dos resultados da rede neural de Myheritage:

Você também pode compartilhar a foto animada no Facebook ou Twitter, enviar um link para ela, ou baixá-la como um pequeno vídeo em formato mp4.

Processamento de fotos com várias pessoas

Se você carregar uma foto com várias pessoas na Deep Nostalgia, a própria rede neural determinará todos os rostos nela e se oferecerá para animar cada um deles. 

Uma característica da versão atual do serviço é que a animação de cada rosto será mostrada sequencialmente, e não todas ao mesmo tempo.

Isto é o que parece em uma foto de família:

A versão gratuita é limitada

Você pode fazer o upload de apenas duas fotos de graça. Se você precisar fazer mais animações, você terá que mudar para um pacote pago. 

Caracteriza-se pelo fato de que você pode tirar proveito de um período experimental gratuito de 14 dias, durante o qual você pode processar um número ilimitado de fotos.

Como a Deep Nostalgia traz vida à fotografia

O serviço funciona com base no princípio de uma rede neural. Seu algoritmo é baseado na tecnologia de reconhecimento facial e animação por computador. 

Depois que a rede neural reconhece a foto no rosto, ela aplica a ela “drivers” de animação prontos na forma de uma sequência de movimentos e gestos.

Isto permite obter vídeos curtos e extremamente realistas onde as pessoas na foto podem piscar, virar a cabeça, sorrir, etc. 

Entre outras coisas, o serviço realiza um procedimento para melhorar a qualidade das fotos que lhe são enviadas.

Como as fotos históricas são geralmente de baixa resolução, tamanho pequeno, baixa qualidade, alguns defeitos, etc., esta etapa é extremamente importante para a obtenção de animação de alta qualidade.

O MyHeritage criou uma tecnologia verdadeiramente revolucionária que pode dar nova vida às fotos, especialmente às antigas, onde pessoas que não estão conosco há muito tempo são capturadas.

E, como já assinalei, os rostos realistas das pessoas nas fotografias parecem bastante assustadores para muitos.