Para que Serve o TikTok e Como Usar (passo a passo)

Você já se perguntou para que serve o TikTok e como usar esta rede social que está virando febre entre os brasileiros?

O TikTok já é um dos aplicativos mais baixados das lojas de aplicativos, tanto do Google Play quanto a App Store. E não é para menos, o app é muito legal e divertido.

Neste artigo vamos mostrar para que serve o TikTok e o porquê de fazer tanto sucesso tanto para pessoas comuns, quanto para famosos e até para empresas que têm se aproveitado desta febre para viralizar na internet e lucrar.

Afinal, Para que Serve o TikTok?

Para que serve TikTok
Entenda para que serve o TikTok

Confesso que já me perguntei para quê serve o TikTok e qual a utilidade deste aplicativo que já é sucesso no Brasil desbancando apps do Facebook e Instagram como um dos mais baixados.

Basicamente o TikTok serve para criar pequenos vídeos para serem compartilhados com os amigos e também se divertir com eles.

Como Usar o TikTok

Como Usar TikTok
Aprenda a usar o TikTok e todas as suas funcionalidades

Para usar o TikTok e bastante simples e fácil. A primeira coisa é ter um celular. 

Pode ser Android ou iOS (iPhone e iPad) pois o aplicativo está disponível para as duas plataformas mobile.

Baixar, Instalar e Criar Conta

No se celular é só ir até a loja de aplicativos do seu dispositivo mobile e procurar pelo TikTok. Baixe e instale.

Depois de instalado é só criar uma conta no TikTok que pode ser feita gratuitamente e pode ser utilizado perfis do Twitter, Facebook e do Google.

É importante se registrar no TikTok e criar uma conta, pois só assim você poderá participar da rede social seguindo pessoas, criando seus próprios vídeos, sendo seguido e tendo postagens curtidas, entre outros benefícios que a plataforma oferece.

Entrar e Fazer Login no TikTok

Depois é só entrar no TikTok para começar a se divertir com os vídeos que aparece no aplicativo, seguir pessoas legais, fazer os próprios vídeos e muito mais.

Depois de fazer o login no TikTok o usuário pode começar a usufruir de tudo o que este rede social o oferece.

A seguir vamos mostrar como você pode usar o TikTok de maneira bem simples, fácil de entender e objetiva.

Em muitos pontos, a plataforma é muito parecida com suas similares, e se você já usou Snapchat ou Instagram Stories, não será difícil entender a funcionalidade. Entretanto, há algumas diferenças no TikTok.

Visualização de Feed

As guias localizadas na parte inferior da tela são utilizadas para navegar dentro da aplicação. A principal delas é o feed

Quase todo o espaço nele é dedicado ao conteúdo: usando os botões no topo, você pode alternar entre assinaturas e recomendações, e vários ícones à direita são usados para interação com vídeo.

Eles são responsáveis por acompanhar o autor do vídeo, curtir, comentar, assim como compartilhar com outras redes sociais e menus de chamadas com funções adicionais.

Além da descrição do autor e das hashtags, na parte inferior da tela há informações sobre a música que é utilizada no vídeo.

O controle do feed é feito com a ajuda de toques. Deslize para baixo e para cima para alterar os vídeos e o deslize para a direita para ver o perfil do autor do vídeo, onde informações sobre ele e outros conteúdos são exibidas. 

Ao clicar no botão de três pontos, você pode habilitar notificações sobre novos clipes do usuário, compartilhar um link com ele, escrever uma mensagem pessoal, reclamar ou bloquear.

Busca de Conteúdo

Na aba “Pesquisar” é fácil encontrar a pessoa que lhe interessa, música ou vídeo por hashtag.

Além disso, o conteúdo e os rótulos atualmente populares também são exibidos aqui.

Outro recurso útil é um leitor de código QR, que serve para assinatura rápida aos usuários. Você também pode visualizar seu QR code pessoal e mostrá-lo para outra pessoa.

Notificações e Mensagens

No menu “Caixa de Entrada” mostra toda a sua atividade. Notificações sobre novos vídeos e transmissões ao vivo em tempo real, informações sobre eventos e tendências do TikTok, bem como mensagens pessoais onde pode manter-se em contato com outros usuários das redes sociais.

Perfil

A seção “Perfil“, como no Instagram, serve para exibir informações sobre você.

Além da galeria, dos clipes publicados e dos clipes que gostou, há estatísticas sobre assinantes e curtidas, descrição do perfil e possibilidade de utilizar as configurações da aplicação.

Usando os botões do painel superior você pode adicionar usuários da lista de contatos e amigos nas redes sociais, bem como abrir um código QR pessoal, que pode assinar com outros tickers.

Grave um novo vídeo

O botão central na barra de ferramentas é dedicado à função mais importante – criação de conteúdo. Como sempre, há duas formas: filmar e publicar um novo vídeo ou selecionar um vídeo finalizado da galeria. As opções de edição são um pouco diferentes.

Usando o painel à direita durante as filmagens, você pode alternar entre suas câmeras de smartphone, ajustar a velocidade do vídeo, filtros, efeitos e ativar a função mãos livres e alternar entre o formato de 15 segundos e clipes longos.

Na parte inferior há um menu de adesivos e máscaras, onde estão disponíveis muitos conteúdos variados no espírito do Snapchat e do Instagram Stories.

Há Favoritos, uma aba de elementos populares e uma divisão em categorias.

Se você tocar o botão na parte superior da tela, você pode anexar música ao vídeo. Além da busca habitual, você pode escolher entre seleções, gráficos, listas de gêneros e listas personalizadas.

Depois de adicionar uma faixa, você pode personalizar a música usando o botão de nota na barra lateral.

O vídeo é gravado quando você segura o botão de gravação, para que você possa gravar episódios curtos e remover episódios ruins. Quando o clipe estiver pronto, clicando na caixa de seleção, abrirá o menu de publicação.

Aqui você pode adicionar hashtags, descrição, selecionar configurações de privacidade e exportar para outras redes sociais.

Então você pode salvar o vídeo como um rascunho ou publicá-lo imediatamente, após o que ele aparecerá no feed.

Publicar vídeo da galeria

Para enviar um vídeo pronto para o TikTok, selecione-o da galeria usando o ícone à direita do botão de gravação.

Ao contrário do Instagram Stories, qualquer vídeo está disponível aqui, e você pode selecionar um ou vários arquivos.

Imediatamente após a seleção, será aberto o menu de edição, onde você poderá girar o vídeo, cortá-lo ou alterar sua velocidade.

A próxima tela é usada para adicionar música, filtros e adesivos, bem como vários efeitos especiais como movimentos lentos, agitação, zoom e outros.

Além disso, você pode fazer o loop do vídeo ou reproduzi-lo. Aqui você também pode atribuir uma moldura para a capa.

Como no caso da publicação de novos vídeos, o último passo é selecionar as configurações de privacidade, adicionar uma descrição, hashtags e atribuir outras opções.

Gravação de um dueto

Além de vídeos sincronizados com música, nos quais os autores fingem cantar ou dar voz a vídeos populares, TikTok possui outros formatos. Um deles é o dueto. Como o nome indica, eles significam colaboração com outros usuários.

Para gravar, você faz um vídeo com o som original, que leva metade do quadro, e o restante é dado ao segundo participante.

Depois de gravar o vídeo é combinado e você pode colocá-lo em seu próprio feed. Algumas dessas performances emparelhadas têm tantas vistas quanto os clipes originais.

Para filmar um dueto, você precisa pressionar o botão “Share” no vídeo da fita e selecionar “Dupla“. Durante a gravação, você pode usar efeitos, filtros, adesivos e outros recursos que estão disponíveis em vídeos regulares.

Gravação de uma reação

Outra opção de colaboração é reagir a clipes de outros usuários. Um formato popular utilizado com frequência por blogueiros, o TikTok tem sido implementado de forma muito prática.

Em apenas alguns segundos você pode registrar uma reação a um clipe que você gosta ou não gosta, imediatamente afixando-o no seu feed.

Para tais gravações da mesma forma que você deve abrir o menu “Compartilhar“, e então selecionar o botão “Reação“.

Seu vídeo é sobreposto sob a forma de uma pequena janela no clipe original. Você pode movê-lo para qualquer parte da tela dentro da área especificada.

Naturalmente, todas as ferramentas de processamento também são aplicáveis às reações.

Um embelezador, ajuste de velocidade de reprodução, bem como filtros, efeitos especiais e, é claro, adesivos estão à sua disposição.

Ao publicar, as mesmas opções estarão disponíveis como ao fazer o upload de seus próprios clipes.

Rodrigo

Sou o idealizador do Design Tecnológico. Formado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Segurança. Apaixonado por tecnologia e internet.