Como Descobrir Música que está Tocando Online

Confira como descobrir a música que está tocando em algum vídeo, no PC, no Youtube, Instagram, em um filme, enfim, aqui vamos ensinar como você pode saber o nome de uma música que está tocando online.

Quando nós conhecemos a letra da música fica fácil achá-la, isto porque basta informar um pedaço da letra no Google e ele nos mostra a música.

Porém, muitas vezes fica difícil usar esta estratégia, principalmente quando é alguma música internacional ou quando não possui uma letra.

Para resolver este problema vamos listar aplicativos para celular, ferramentas online e programa para PC que permitem descobrir o nome de uma música que está tocando online.

Sites para Saber Música que está Tocando Online

Descobrir Música que Está Tocando
Conheça os melhores aplicativos para descobrir o nome de uma música que está tocando

Se está sentado com o seu computador, então a forma mais fácil de saber o nome de uma canção seria utilizar muitos dos serviços online gratuitos.

Ao longo dos anos, eles tornaram-se bastante avançados e permitem até que você cante a melodia das músicas para identificá-las.

O primeiro e o segundo da lista são ferramenta Online que permitem descobrir o nome da música cantando ou cantarolando sua letra.

Midomi – Procure uma Música Cantarolando

Procurar Música Cantarolando
Site permite encontrar uma música cantando parte dela

O Midomi vai permitir você cantar ou cantarolar uma melodia para identificar a música, por isso se você gosta de cantar para si mesmo o tempo todo, isto será perfeito para você. 

Sou um péssimo cantor, por isso o serviço teve bastante dificuldade em identificar metade das canções que tentei cantar. 

A minha mulher passou por aqui e cantou quatro músicas e o Midomi identificou as três. Portanto, a sua capacidade de cantar e afinação vai influenciar os seus resultados.

Você pode acessar o site do Midomi e logo na página principal clicar sobre o microfone para começar a cantar. O sistema diz que o ideal é cantar por pelo menos 10 segundos para ter melhores resultados.

O Midomi foi a única ferramenta online que consegui encontrar que lhe permite cantar ou cantarolar para descobrir música que está tocando online. 

Todos os outros são uma aplicação para smartphone ou um programa de desktop. 

AudioTag – Saiba a Música Enviando um Arquivo de Áudio

Descubra o nome de uma música enviando um arquivo mp3 de áudio
Esta aplicação online mostra o nome de uma música através de um arquivo de áudio

Aqui pode basicamente carregar uma parte da música e esta tentará comparar a canção com a sua base de dados online. 

Se ouvir uma música e for capaz de gravar uma parte dela usando o seu telefone, então pode tentar sua sorte carregando essa música para a AudioTag

Pode também ser útil se tiver arquivos MP3 sem informação identificável do artista ou da música e precisar de os marcar corretamente.

Além destes sites de etiquetagem automática, existem alguns sites atualizados por pessoas para o ajudar a identificar a música. Basicamente, você carrega a sua parte de canto ou música e as pessoas na internet vão tentar ajudar a identificar a música.

Você pode acessar o site do AudioTag e fazer o upload de uma arquivo de áudio para identificar a música que está tocando.

O aplicativo web ainda permite reconhecer canções através de um link, como por exemplo do Youtube. Outras funcionalidades são as opções de descobertas de músicas de hoje e também acesso a um banco de dados de vídeos musicais.

Aplicativos para Descobrir Músicas Tocando | Android e iOS

Outra excelente maneira de descobrir uma música que está tocando Online é através de aplicativos para smartphones.

Hoje em dia todo mundo tem um celular e é muito prático aproximar o smartphone de uma música que está tocando no PC, na TV ou ainda em qualquer lugar onde esteja emitindo uma música.

Na lista de aplicativos para identificar canções que estão tocando destacamos duas, o Shazam (um dos mais conhecidos) o SoundHound.

Shazam – Identifique Qualquer Música em Segundos

Descobrir Música que Está Tocando Shazam
Aplicativo para celular e smartphone que identifica músicas em poucos segundos

Shazam é um dos aplicativos mais populares para descobrir a música que está tocando através do seu celular ou smartphone, seja ele Android ou iOS. 

O app evoluiu muito ao longo dos anos e para os ouvintes ávidos de música, esta aplicação é fantástica. 

Uma das melhores funcionalidades é a opção de escuta automática de fundo, que lhe permite identificar continuamente música, filmes e programas de TV sem ter de abrir a aplicação.

O aplicativo Shazam não acaba com toda a sua bateria e funciona realmente. Se nunca quer perder uma música que ouve no dia a dia, então a Shazam é espectacular. 

Também tem um monte de outras funcionalidades como letras em tempo real e a capacidade de ver vídeos de música para as canções do YouTube.

Ao aplicativo Shazan é ótimo para descobrir músicas que estão tocando e muito prático e fácil de usar. Ele conta com versões para celulares com Android e iOS.

ANDROID | IOS

SoundHound – App para descobrir música cantarolando

Aplicativo para Descobrir Música Cantando
Aplicativo para celular que permite descobrir música cantando parte da letra

SoundHound é outra aplicação para todas as plataformas de smartphones que é bastante semelhante à Shazam, mas também tem a opção adicional de descobrir a música que está cantando, simplesmente cantarolando.

O grande diferencial do aplicativo SoundHound é que ele tem este recurso para que o usuário possa cantarolar a música. O SoundHound também tem letras ao vivo e outras características de música social normal.

Além da possibilidade de descobrir músicas que estão tocando ao seu redor o aplicativo ainda permite cantar as canções com letras, adicionar às playlists do Spotify e reproduzir músicas.

Ele está disponível para Android e iOS, assim como o Shazan.

Programa para Descobrir Músicas que está Tocando

Também há opção de programa para descobrir as músicas que estão tocando. Com certeza, baixar um programa para identificar uma canção deve ser a sua última opção, isto porque é muito mais simples acessar o site de uma ferramenta online ou baixar um aplicativo no celular.

Tunatic – Programa Desktop para Identificar Músicas

Programa para Descobrir Música que está tocando
Programa desktop para identificar música

O Tunatic é um programa gratuito, mas é muito antigo. De acordo com o site, ele ainda afirma que foi projetado para Windows 2000 e Windows XP! Nossa! Infelizmente, não há realmente outros aplicativos desktop para identificar músicas. 

Como eu mencionei antes, normalmente é comum aplicativos online ou em um aplicativo para smartphone.

Uma vez instalado, aparece uma pequena janela que parece flutuar na área de trabalho. Basta começar a tocar sua música e então clicar no pequeno botão de busca para identificar a música. 

O software leva um pouco de tempo, mas parece funcionar. Isso não quer dizer que os resultados foram muito bons. Eu tentei identificar algumas músicas mais novas e o Tunatic voltou com alguns resultados malucos que eu nunca tinha ouvido falar. 

Acho que é tão antigo que provavelmente só funciona para músicas antes do ano 2002.

Então, como você pode ver, as melhores opções para descobrir músicas que estão tocando que você tem são dos aplicativos para smartphone e ferramentas online

Eles parecem ser os mais confiáveis e mais atualizados em termos de banco de dados de músicas. Neste artigo você pôde conhecer os melhores aplicativos para descobrir músicas online através de ferramentas online, aplicativos para smartphones Android e iOS e também programas desktop para PCs.