OCR Online: Aplicativo para converter imagens em textos editáveis

Já existe há um bom tempo uma tecnologia capaz de converter caracteres de uma imagem em um texto editável. Este processo é chamado de OCR (Optical Character Recognition) ou simplesmente “Reconhecimento Ótico de Caracteres”. Geralmente o processo era feito através do scaneamento de um texto, mas ao invés de salvar como imagem era gerado um texto totalmente editável, feito através de um aplicativo.

fazer OCR Online

OCR é um acrônimo para o inglês Optical Character Recognition, uma tecnologia para reconhecer caracteres a partir de um arquivo de imagem, ou mapa de bits. Através do OCR é possível digitalizar uma folha de texto impresso e obter um arquivo de texto editável. Wikipédia

Hoje em dia podemos fazer esse trabalho sem ter que instalar nada no nosso computador. Você pode, por exemplo, converter um arquivo pdf em imagem, fazer o OCR e ter como retorno o texto completamente editável. Também podemos scanear um texto e depois converter a imagem em texto.

Tudo isso pode ser feito através do Free Online OCR. O único trabalho é fazer o upload de uma imagem em vários formatos (TIF, JPEG, PNG, BMP, GIF, PBM, PGM e PPM) e depois converter para texto. O aplicativo é online e tem suporte a 33 idiomas, entre eles o português.

O processo é bem simples. Temos a opção de fazer o upload de uma imagem ou através de um url. Depois você deve selecionar o idioma do texto e posteriormente clicar em “Convert”. Em alguns segundos será gerado um texto totalmente editável, onde você pode copiar o texto e colar onde quiser.

Um detalhe importante é que, desde sempre, o OCR não é perfeito. A tecnologia consegue converter imagem em texto, no entanto dependendo da qualidade da imagem e do tipo de fonte, o OCR não consegue identificar alguns caracteres. Fontes com serifas (Times New Roman, por exemplo) são mais difíceis de serem reconhecidas, no entanto, fontes sem serifa, como Arial, funcionam muito bem.