Como fazer backup completo do Twitter

Sempre procurei uma maneira de fazer o backup completo de contas no Twitter e nunca havia encontrado uma ferramenta que funcionasse realmente, até achar o Tweetstream. Esta aplicação permite fazer backup dos seus tuites, seguidores, perfis que segue, favoritos, mentions e direct messages.

Fazer backup completo Twitter

Acesse o Tweetstream e clique em “Sign up”. O serviço conta com dois planos, um gratuito e outro pago. Na opção “Free” você poderá fazer backup de até 3 contas do Twitter e terá 500 mb de espaço. Nesta opção clique no botão “Sign Up”. Informe seu email, digite sua senha e depois confirme. Depois desse processo será necessário conceder acesso do aplicativo à sua conta do Twitter através do oAuth.

Vale lembrar que depois de criar sua conta é necessário aguardar um tempo até que seja feito o backup de sua conta. No meu caso, em pouco mais de 6 horas, o aplicativo fez o backup de mais de 23 mil mensagens dos últimos 361 dias.

Clicando sobre os menus na sidebar do painel da sua conta você pode ver os seus tuites, followings, followers, favoritos, mentions e as directs messages. O aplicativo ainda conta com os menus Deliver (é possível exportar o backup, mas para isso é necessário aguardar um tempo para ser habilitada a opção) e o Report (relatório com o número de tuites mês a mês).

Atualização

Quando o backup for concluído você receberá um email com o link para baixar o backup completo. No arquivo zip você verá que o aplicativo faz o backup do seu background, imagem do avatar e disponibiliza arquivos nos formatos .json e .csv

Rodrigo

Sou o idealizador do Design Tecnológico. Formado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Segurança. Apaixonado por tecnologia e internet.

10 comentários em “Como fazer backup completo do Twitter

  • 27 de dezembro de 2010 em 18:48
    Permalink

    6 horas?! #MORRI! Mas enfim, gostei da ferramenta, embora eu não pretenda usá-la, de qualquer forma, valeu a dica.

    Conheço algumas outras ferramentas de gerenciamento do twitter, e gosto de usá-las, quando se trata de movimento de tweets, ou de followers.

    • 27 de dezembro de 2010 em 20:02
      Permalink

      Olá Lucas.
      Levou esse tempo mas não tive que ficar esperando as 6 horas. Eu me cadastrei no serviço às 10 horas da manhã e saí do site pois aparece a mensagem dizendo que pode levar algum tempo até terminar o backup. Por volta das 16 horas eu acessei o serviço novamente o backup já estava feito.

  • 28 de dezembro de 2010 em 14:03
    Permalink

    Nossa, muito boa essa ferramenta. 🙂

  • 28 de dezembro de 2010 em 14:11
    Permalink

    Rodrigo,

    Valeu pela dica. Já tuítei o artigo.
    Abs.

  • 28 de dezembro de 2010 em 16:22
    Permalink

    Esse tempo todo pode interferir muito na conexão?

    • 29 de dezembro de 2010 em 11:42
      Permalink

      Não, porque o processo de backup é feito através dos servidores do aplicativo.

  • 10 de janeiro de 2011 em 14:03
    Permalink

    Olá, eu tenho uma conta antiga (@X) e gostaria de passar os meus tweets pra conta (@X2) que eu gerencio atualmente, isso é possível?

    • 14 de janeiro de 2011 em 13:05
      Permalink

      Acredito que não. Deve ser contra as regras do Twitter.
      Se isso for possível um dia o Twitter vai virar um samba do crioulo doido.

  • 16 de junho de 2011 em 19:05
    Permalink

    “Sorry, We’re Full There are no free accounts left.” // TODOS CHORA

Fechado para comentários.