Aplicativo para compartilhar posts de blogs no Twitter

Muitas vezes criamos um perfil pessoal no Twitter e não temos muito que tuitar ou links interessantes para compartilhar com os seguidores. Isso deixa a conta do Twitter irrelevante já que não faz muito sentido ter um perfil e não utilizá-lo.

Deixar seu perfil ativo e tuitando notícias interessantes sobre um conteúdo que lhe agrade é muito simples através do Twitter Feed. Este aplicativo web permite enviar as notícias sempre que um blog seja atualizado. Você pode usar essa ferramenta para enviar os posts do seu próprio blog para o Twitter ou até mesmo de outros blogs. O processo é automatizado e, depois de configurado, não é necessário fazer mais nada, sempre que um blog é atualizado, um novo tuite é enviado aos seguidores com o link para a notícia.

Caso não tenha um blog e quer compartilhar as dicas do Design Tecnológico com os seus seguidores no Twitter, fique a vontade. Basta seguir o tutorial abaixo. Vale ressaltar que o blog tem em média duas atualizações por dia e isso não irá poluir a timeline dos seus seguidores.

Posts blogs automático Twitter

Como enviar notícias para o Twitter automaticamente

O aplicativo responsável pela “mágica” é o Twitter Feed. Você deve acessar o site e criar a sua conta gratuitamente.

1 – Acesse o Twitter Feed;
2 – Clique em “Register Now”;
3 – Informe seu email, digite e redigite uma senha;
4 – Clique em “Create Account”.

Depois disso você terá acesso ao painel de configuração de feeds.

Como adicionar o feed de um blog

Todo blog possui um endereço de feed onde é possível acompanhar cronologicamente todas as atualizações de um blog na internet. Em nosso caso, o endereço do feed é http://feeds2.feedburner.com/designtecnologico. Geralmente o feed fica bem destacado nos blogs. Se não encontrar o feed, utilize o endereço do blog.

5 – No campo “Feed Name” coloque qualquer nome. Ex.: Feed DT

6 – No campo “Blog URL or RSS Feed URL” informe o nosso feed:

http://feeds2.feedburner.com/designtecnologico

Obs.: Caso não encontre o feed é possível colocar o endereço (url) do blog.

7 – Selecione a opção “Active” e clique em “Test Feed” para testar o funcionamento do feed ou url do blog. Se aparecer a mensagem “Feed Parsed OK” é porque está funcionando.

Configurando o Twitter Feed

8 – Clique em “Advanced Settings”.
Nesta opção você vai configurar o envio dos tuites para sua conta do Twitter.
Basicamente você deverá editar a opção  “Post Content”. Veja como fazer:

1 – Escolha a opção “Title Only”;
2 – Clique na opção “Post Link”;
3 – Selecione uma das opções para encurtar o link. Recomendo o Bit.ly.

Clique na imagem ao lado para ver como configurar.

Na opção “Post Sufix” digite o nome de usuário do Twitter do blog que você está querendo enviar os tuites através da sua conta. Caso seja o seu próprio blog informe o seu nome de usuário no Twitter. Se estiver configurando o envio de dicas do Design Tecnológico informe: (via @dtecnologico)

9 – Confirme a configuração clicando em “Continue to Step 2”;

No próximo passo você tem a opção de escolher para quais redes sociais quer enviar a atualização do artigo do blog. Tem como compartilhar através do Twitter, Statusnet, Ping.fm, Hellotxt e Facebook. Em nosso caso, é através do Twitter…

10 – Clique na opção “Twitter”;

Como é a primeira vez que está configurando o Twitter Feed é necessário autorizar que o aplicativo tenha acesso à sua conta do Twitter.

11 – Clique na opção “Authenticate Twitter” e depois confirme clicando em “Allow”.

O processo de conexão é feito através de OAuth, assim você pode ter certeza que é seguro.

12 – Confirme clicando em “Create Service”;

13 – Na próxima tela clique em “All Done” para salvar todas as configurações.

Pronto! Você acabou de configurar o Twitter Feed para enviar automaticamente para o seu Twitter um tuite do Design Tecnológico sempre que tiver um novo post.

Para adicionar outros blogs o processo é o mesmo. Você deve apenas trocar o endereço do feed e o nome de usuário do Twitter que é relacionado a cada blog.

Acessando a “Dashboard” é possível alterar as configurações da maneira que você desejar. Para parar de enviar notícias de um determinado blog basta clicar em “Edit” no seu painel de configurações e posteriormente em “Delete Feed” no canto inferior direito.

4 comentários em “Aplicativo para compartilhar posts de blogs no Twitter”

Os comentários estão encerrado.