Fazer Backup! Melhor maneira de salvar arquivos

Quem trabalha diretamente com informática sabe a importância de fazer backup. Acredite, só o backup salva, desde que ele seja bem feito e com segurança! O problema é que só lembramos de salvar os arquivos quando a vaca já foi ‘pro brejo’. Seja por preguiça ou descuido, às vezes perdemos arquivos importantes que podem decretar a falência de uma empresa. Veja o caso do ataque de 11 de setembro nos Estados Unidos. Muitas empresas tinham cópias de segurança, no entanto, na torre ao lado.

O que é?

Em informática, cópia de segurança (em inglês: backup) é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados. Wikipédia

Maneiras backup arquivo

Nos dias de hoje não são só as empresas que estão preocupadas em proteger suas informações. Usuários domésticos, como você e eu, devem cada vez mais se preocupar com a segurança de suas informações, afinal, os computadores estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia.

Imagine como seria se perdesse a monografia que você já vem escrevendo há meses; ou ainda se um dia antes de apresentar seu projeto de conclusão de mestrado desse uma pane no seu computador e simplesmente não conseguisse recuperar seu trabalho. Parece aterrorizante, e é! E acontece!

CD/DVD: Esta pode ser uma alternativa para salvar arquivos que não sejam muito grandes. Esta, sem dúvida, é a maneira mais barata de salvar seus dados.

Pendrives: Já é possível comprar pendrives com diversas capacidades de armazenamento e de todos os preços. A vantagem é que você pode fazer backup e levar seus dados para qualquer lugar. No entanto, por ser pequeno, também aumenta a probabilidade de perdê-lo.

HD Externo: Costumo fazer backup utilizando Hds externos. Os preços caíram bastante nos últimos meses e a capacidade vai de 250GB até 1TB!

Backup Online: Esta é uma maneira que deve ser considerada nos dias de hoje, principalmente pela mobilidade que nos proporciona, já que podemos acessar os arquivos em qualquer lugar do mundo. O único problema é que, devido à qualidade (má qualidade) dos serviços de internet no Brasil, pode tornar-se inviável fazer backup de arquivos muito grandes.