TweetDeck: Aplicativo desktop para administrar seu Twitter

Já utilizo o TweetDeck há um bom tempo e na minha opinião é o melhor aplicativo desktop para administrar uma ou várias contas de redes sociais como Facebook, LinkedIn, MySpace, Four Square, Google Buzz e o Twitter. Através dessa aplicação você pode ser avisado cada vez que receber uma mention ou uma direct message, agendar tuítes, encurtar urls e postar fotos automaticamente, organizar colunas por interesse e até tuitar mais de 140 caracteres!

TweetDeck é um aplicativo para desktop feito em Adobe AIR, que integra Twitter, Facebook, LinkedIn, Google Buzz, Foursquare e MySpace. Como outros aplicativos de Twitter, sua interface com o Twitter API permite os usuários a enviar e receber tweets e ver perfis. – Wikipedia

Agendar tuítes encurtar url TweetDeck

A nova versão vem com a possibilidade de postar mensagens com mais de 140 caracteres e isso se deve a uma parceria com o até então excluído, Google Buzz!

Aproveitamos esse post para falar sobre as vantagens de utilizar este aplicativo. Se você já usa o TweetDeck pode ser uma maneira de conhecer um pouco mais sobre essa aplicação, se não conhece, pode ser a oportunidade de melhorar  sua vida!

O primeiro passo é baixar e instalar o TweetDeck. Por ser desenvolvido em Adobe Air, é possível fazer a instalação em sistemas operacionais Windows, Mac e Linux.

Download do TweetDeck

No Dicas Blogger você vai encontrar dois tutoriais, um explicando como Instalar o TweetDeck e outro ensinando como usar e configurá-lo.

Agendamento de tuítes

Se você é blogueiro ou tem uma empresa e quer se manter presente no Twitter divulgando seu trabalho, uma boa alternativa é programar seus tuítes, assim não é necessário estar online para continuar tuitando.

Boa parte dos tuítes do Design Tecnológico são agendados, dessa forma, novos seguidores podem conhecer dicas de sites e ferramentas na internet que estão postadas aqui no blog.

Antes iniciar o agendamento dos seus tuítes é preciso fazer um pequeno cadastro. É necessário apenas informar um email e uma senha para começar a programar seus tuítes.

programar tuítes Tweetdeck
  1. Digite o seu tuíte normalmente;
  2. Clique no “relógio” ao lado do botão “Send”, à direita;
  3. Especifique o dia e a hora da publicação do tuite e clique em “Set time”;
  4. É necessário confirmar a publicação!

Seu tuite será publicado no dia e na hora especificada. Será criada uma nova coluna com a lista de tuítes programados.

CUIDADO. Utilize com moderação. Coloque um tempo aceitável, com um intervalo entre 1 hora e 45 minutos. Não exagere, pois isso pode irritar alguns seguidores e você acaba ganhando um belo unfollow!

Tuítes com mais de 140 caracteres

A última atualização vem com uma novidade. Lembra do Google Buzz? Então, agora você pode utilizá-lo para tuitar mensagens com mais de 140 caracteres. Depois de associar o Google Buzz ao TweetDeck você pode escrever um tuite com mais caracteres, assim, sua mensagem será postada no Twitter junto com um link para a mensagem completa que será postada no seu Google Buzz! Além disso, também é possível postar simultaneamente tanto no Twitter quanto no Buzz.

tuites 140 caracteres

1 – Acesse “Settings”;
2 – Clique na opção “Accounts”;
3 – Selecione a opção “Add New Account”;
4 – Clique em “Buzz”;
5 – Escolha a opção “Ok, continuar”;
6 – Clique em “Grant Access”.

Pronto! Você associou suas contas. A partir de agora, sempre que você digitar um tuíte maior que 140 caracteres, será postado no Twitter a mensagem com um link para o Buzz com o tweet completo.

Na parte superior é possível habilitar ou desabilitar o Google Buzz com apenas um clique. Caso deixe sempre habilitado as mensagens serão postadas em ambos serviços.

Se quiser associar outras redes sociais como o Facebook, MySpace, Linkedin é só fazer o mesmo processo descrito acima.

Encurtamento de urls automáticas

O TweetDeck possui um recurso muito útil para compartilhar links. Ativando essa opção é possível encurtar urls automaticamente. É necessário apenas copiar o link e colar na sua mensagem que automaticamente seu link será encurtado.

Você pode utilizar vários serviços como Bit.ly, por exemplo. Se você tiver uma conta é possível adicionar a API e acompanhar a quantidade de cliques nos seus links.

Gerenciamento de listas

O aplicativo é ideal para gerenciar várias listas e organizar suas informações exibindo cada uma delas em uma coluna específica. Através do próprio aplicativo é possível fazer suas listas. Para isso basta clicar em “Add Column”, criar suas listas, adicionar os perfis que quiser e exibir cada uma delas em uma coluna.

Utilizando cada lista em uma coluna você filtra melhor os perfis que você segue. Por exemplo: Se você segue listas de Blogueiros, TI, Amigos, Moda, Gatas, ou sei lá, qualquer coisa, é possível colocar cada uma delas em uma coluna facilitando acompanhar todas elas. Muito prático!

Avisos sobre Mentions ou Direct Messagens (DM)

É possível receber uma alerta cada vez que você receber uma mention ou uma Direct Message. Acessando o menu “Settings” e clicando em “Notifications” você pode configurar como serão os alertas.

Visão geral sobre a ferramenta

Já que o artigo ficou longo vou aproveitar para especificar o que faz esse tal de TweetDeck e suas principais funções!

Recursos Tweetdeck

1 – Mostra/oculta área para digitar o tuíte;
2 – Adiciona novas redes sociais, grupos e listas em colunas;
3 – Faz uma pesquisa por perfil ou lista;
4 – Mostra os perfis que estão ativos e o botão para adicionar novos;
5 – Atualiza o tuítes;
6 – Muda o visual do TweetDeck exibindo apenas uma coluna;
7 – Configurações do aplicativo (“Settings“);
8 – Ajuda;
9 – Logout;
10 – Adiciona a sua localização;
11 – Permite compartilhar fotos com seus seguidores. Basta fazer o upload de uma foto que ela automaticamente será hospedada em um serviço de imagens;
12 – Agendamento de tuítes;
13 – Botão “Send”. Envia um tuíte;
14 – Habilita/Desabilita o encurtamento de urls;
15 – Tradução de tuítes para vários idiomas;
16 – Permite organizar suas colunas! Você pode marcar todos como lido, excluir e limpar as colunas assim como mudá-las de posição;
17 – Através dessa opção você pode ir diretamente para uma coluna em específico.

Essas são apenas algumas vantagens . Na opção “Settings” é possível configurar o aplicativo da forma que quiser. Há até a possibilidade de ativar uma opção para auto-completar o nome de um usuário ou ainda habilitar um alerta com o link original de uma url encurtada, evitando assim, que por descuido, você acesse sites com malware.

Considero essa a melhor aplicação desktop para atualizar o Twitter e gerenciar várias contas. Outra vantagem a possibilidade de poder adicionar outras redes sociais, centralizando todas as suas atividades em um único lugar.

Alerta! Utilize com moderação! TweetDeck + Trabalho = Produtividade Zero 🙂

Recentemente o Twitter lançou o Novo Twitter. Esta aplicação já conta com vários recursos que foram implementados no #newtwitter como auto-complete nos nomes dos usuários, visualização de fotos e vídeos na mesma página, etc.

12 comentários em “TweetDeck: Aplicativo desktop para administrar seu Twitter”

  1. Foi ótima essa alerta:

    “Utilize com moderação! TweetDeck + Trabalho = Produtividade Zero!”

    Uso o TweetDeck no trabalho e quase que não trabalho, rs

    Ótima explicação do programa.

    Abraços!

  2. Uma dúvida que eu tenho é:

    O botão “TweetShirink This Update” serve pra que?

    Ele fica do lado direito do botão de ligar e desligar o encurtador de links automático….

    Ele sempre da erro quando eu vou tentar fuçar pra descobrir a funcionalidade dele rsrs

    • Esse botão serve para abreviar palavras, mas só funciona em inglês!

      Por exemplo, se você digitar “I am” e clicar no botão ‘TweetShirink’ ele vai abreviar para “I’m”.

  3. Aproveitando o embalo da dúvida que foi respondida ^^’

    Uma alternativa para o TweetDeck, também desenvolvida em Adobe AIR é o Saezuri [http://bit.ly/doLUX8]

    É um simples aplicativo, mais leve que o TweetDeck, por isso inicia e carrega mais rápido e totalmente personalizável…

    Com ele é possível escolher entre skins e o tipo da fonte na qual deseja vizualizar os seus tweets e os dos seus amigos…

    Ainda prefiro o TweetDeck. Mesmo porque ele tem muitos outros recursos…

    Agora se alguém quer um aplicativo leve, personalizável e de fácil configuração. Experimente o Saezuri…

    • Então. Já me falaram sobre o Yoono, mas ainda não fui muito com a cara dele.
      Mas quem sabe um dia acaba virando um post! 😀

  4. Sempre utilizo listas no TweetDeck, exatamente como voce citou: TI, Bloqueiros, Noticias, etc. No entanto sempre tenho um problema, os tweets que eu já li(pela coluna da lista) fica marcado como nao lido e na coluna AllFriends o que faz com que eu acabe tendo que ler duas vezes o mesmo. Como voces contornam esse problema ? Pra mim o ideal seria que tweet ficasse omo lido e ao clicar na tesourinha da coluna All Friends eles sumissem …

    • No meu caso eu nem leio direito a colluna AllFriends.
      Só acompanho através das listas!

      Entendi o seu problema, mas acredito que tem tenha como filtrar os tuítes que você já leu. Não que eu saiba.
      Se alguém souber e quiser compartilhar, fique a vontade!

  5. Galera, como coloco a opção de auto completar a versão do meu é: v0.37.5
    Abraços!
    Meu twitter @dgarciarj

    • Olá Daniel!
      Para ativar o autocomplete é só ir em “settings” e selecionar a opção “Use autocomplete for usernames”

  6. No meu tweetdeck coloquei tem a coluna dos “all friends” do meu twitter . Quero colocar em uma coluna o “all friends” de outro twitter. É possível?
    E se não for, como faço para remover o meu twitter como referência e colocar outro?

    • Acho que não tem jeito de adicionar a coluna “all friends” de outra conta. Mas você pode adicionar várias contas do Twitter ao Tweetdeck e atualizá-las ao mesmo tempo.
      Para remover uma conta e adicionar outra é só ir em “settings” > “accounts”, excluir a atual e adicionar a nova.

Os comentários estão encerrado.