Virtualização: Como instalar outro sistema operacional sem particionar o HD

O VMWare Player é um software que permite “rodar” mais de um sistema operacional em uma máquina física, ou seja, é possível trabalhar utilizando o Windows com o Linux virtualizado. Parece estranho, mas é possível usar normalmente o sistema operacional da Microsoft e acessar o Linux em uma “janela”.

O que é Virtualização?

O conceito de virtualização de desktops é o mesmo empregado na virtualização de servidores, ou seja, executar diversos sistemas operacionais num único equipamento físico. Wikipédia

No mercado já existem alguns softwares que desempenham muito bem esse trabalho, entre eles podemos destacar o Virtual Box, o Windows Virtual PC e o VMWare. Todas são gratuitas e nesse tutorial vamos utilizar o VMWare Player.

Agora que fomos todos apresentados vamos iniciar o tutorial. 🙂

virtualizar Ubuntu Windows 7

Virtualização utilizando o VMWare Player

Configuração mínima

– Computador ou notebook com 2GB RAM, 10GB de espaço em disco e processador Dual Core.

Essas configurações variam bastante, vai depender muito do sistema operacional que pretende instalar.

Onde baixar e como instalar

É possível baixar o software diretamente do site da VMWare. Neste tutorial vamos utilizar o VMWare Player por ser mais simples e totalmente gratuito.

Para utilizar o programa é necessário fazer o cadastro no site da VMWare para receber o serial e ter acesso ao link de download. Preencha todos os campos com o asterisco em vermelho. É gratuito. Este serial pode demorar até alguns dias para chegar.

Cadastre-se no site da VMWare

Depois de realizar o seu cadastro baixe o arquivo como mostrado na imagem abaixo. O VMWare Player tem aproximadamente 100mb.

Link para baixar o VMWare Player

virtualização

Depois de fazer o download do arquivo clique duas vezes sobre ele e siga o procedimento para instalação. É bem simples, basta dar “next” em todas as etapas e aguarde até que o VMWare finalize a instalação. Informe o serial quando for solicitado.

Depois de terminar a instalação execute o arquivo que será criado na área de trabalho do seu computador. Você verá uma imagem parecida com a que temos logo abaixo.

Virtualização VMWare

Nota: Perceba que já tenho uma máquina virtual configurada e com o Solaris instalado. É possível adicionar quantas máquinas virtuais você quiser, isso vai depender da capacidade e configuração do seu computador.

Configuração da Máquina Virtual

Neste tutorial vamos mostrar como instalar a distribuição do Linux Ubuntu, mas nada impede que você instale outros sistemas operacionais como o Windows da Microsoft ou o Solaris da Sun.

Abaixo segue o link para baixar o Ubuntu. Você pode optar pelo download direto ou via torrent. O arquivo tem aproximadamente 700mb.

Link para baixar o Ubuntu

Agora que já temos o VMWare Player instalado e o arquivo iso de um Sistema Operacional (Ubuntu) podemos dar início à configuração da nossa máquina virtual e posteriormente a instalação do Ubuntu.

Como configurar a máquina virtual

1º passo: Clique em File > Create a new virtual machine;

Criar Máquina virtual

2º passo: Escolha a última opção: “I will install operating system later” e clique em “Next”;

virtualização configuração

3º passo: Agora selecionaremos o sistema operacional “Linux” e a versão “Ubuntu”. Clique em “Next”. Nota: Nessa etapa você dever selecionar qual o tipo de sistema operacional que você quer instalar;

configuraçãol

4º passo: Nesta tela é mostrado o nome da sua máquina virtual e o local onde ela será salva. Não é preciso fazer nenhuma alteração, a menos que você queira dar outro nome ou mudar o local da instalação. No exemplo eu mudei o nome para “Ubuntu Linux”. Clique em “Next”.

virtualização

5º passo: Defina o tamanho que sua máquina virtual ocupará. Por default é reservado 20GB de espaço. No nosso exemplo eu alterei para 5GB. Clique em “Next”.

6º passo: É exibido um relatório com a configuração da sua máquina virtual. Caso seja do seu interesse é possível configurar melhor sua VM aumentando a quantidade de memória RAM, mudando a quantidade de processadores, etc. Clique na opção “Customize Hardware” caso queira alterar a configuração. Em nosso caso vamos deixar como está. Clique em “Finish”.

máquina virtual

Nesse momento você deve ver uma imagem como a que temos logo abaixo. Note que agora foi criada a nossa máquina virtual “Ubuntu Linux”, no entanto, apenas criamos e configuramos a nossa VM, mas não instalamos nenhum sistema operacional até agora.

virtual machine

7º passo: Nesta etapa vamos “mostrar” para o VMWare Player onde está salvo o arquivo iso para instalação do Ubuntu.  Clique em “Edit Virtual Machine Settings” e logo em seguida em “CD/DVD (IDE)”.

Nesta parte devemos informar a pasta onde salvamos o arquivo “iso” do Ubuntu. Para isso clique em “Browse” e selecione o local onde você salvou o arquivo. Clique em “OK“. Nota: Caso você tenha o cd de instalação, não é necessário fazer essa configuração.

virtualização

Como instalar o Ubuntu na Máquina Virtual

Logo depois de configurar o local onde está o arquivo “iso” você verá novamente a tela principal do VMWare Player. Já temos tudo configurado, agora já podemos começar a instalação do Ubuntu. Clique sobre a opção “Play Virtual Machine”.

configurar máquina virtual virtualização

Nesse momento começa o processo de instalação do Ubuntu. Caso apareça a mensagem para instalar o “Virtual Machine Tools” escolha a opção “Remind me later”.

Escolha opção Português (Brasil). Nesta versão do Ubuntu (10.04 LTS) você tem a opção de apenas executar o Ubuntu ou fazer a instalação. Caso opte por apenas “Experimentar o Ubuntu” toda vez que você acessar sua máquina virtual será dado o boot no sistema. Em nosso caso vamos fazer a instalação, então clique em “Instalar Ubuntu 10.04 LTS”.

VM virtualização

A partir desse momento será feita a instalação do Ubuntu. Você só precisa confirmar suas informações clicando em “Avançar”. Ao todo são 7 passos. Ao final você deve informar o nome de usuário e senha para acessar o sistema.

Depois de alguns minutos será finalizada a instalação do seu sistema operacional Linux. Ao final clique em “Reiniciar”.

Logo que o Ubuntu for reiniciado informe a senha que você cadastrou no momento da instalação. Depois de fazer o login você terá acesso ao Ubuntu. Observe a imagem abaixo. Abri o Ubuntu em uma janela no Windows 7 e acessei o blog através do Linux virtualizado.

virtualização ubuntu windows 7

A prática de virtualização é muito interessante quando queremos testar um novo sistema operacional antes de começar a utilizá-lo. Nos SO’s virtualizados também é possível instalar softwares como se estivéssemos utilizando uma máquina real, assim podemos testar um novo aplicativo e ver como ele se comporta em diferentes versões de sistemas operacionais.

Considerações

1 – O processo descrito nesse tutorial pode ser feito com qualquer sistema operacional. O procedimento é o mesmo descrito neste artigo.

2 – É possível deixar o sistema operacional em fullscreen, no entanto, a visualização não ocupa toda a tela.

3 – Optei por utilizar o VMWare Player devido à sua facilidade, mas a VMWare possui ferramentas bem mais complexas como o VMWare Server e o VMWare Workstation.

14 comentários em “Virtualização: Como instalar outro sistema operacional sem particionar o HD”

  1. Ola gostei da informação pois ja usava o VMWARE 6 alem desses existem outros bem legais, assim fica mais facil na preparação de uma maquina, sem custo de peças e manuteção.

    • Com certeza!
      Me apaixonei por virtualização logo que conheci! 😀

      Meu objetivo agora é conseguir rodar um Leopard no VMWare. Sei que tem jeito, mas nos meus testes ainda não deu certo.

      Abração

  2. parabens pelo seu trabalho, tira muitas dúvida de jovens como eu apaixonados por sistemas de informação porem que são leigos.

  3. Muito interessante essa matéria, porém os unicos programas para criar maquinas virtuais que testei no meu XP co Pentium M e 512MB de RAM e funcona sem travar só mesmo o VirtualBox. Tá certo que tem o Virtual PC 2007, mas ele não permite usar portas USB na maquina virtual.

    Tai, que tal uma matéria sobre virtualização usando os concorrentes VirtualBox?

    • Opa… obrigado pela dica.
      Eu particularmente gosto do Vmware server para testes. Optei pelo Vmware player pq acho bem simples.
      Mas o Virtual Pc e o VirtualBox são muito bons tb.

      A única coisa que não gostei é que não consegui deixar a máquina virtual em fullscreen. Fica aquela borda preta.
      Procurei nas configurações e não consegui deixar totalmente em fullscreen como faço no vmware server.

      Mais obrigado pela dica.
      Abração

  4. Legal a matéria.
    Gostaria de saber sobre multi boot com win 7, ubutun e BSD em partições diferentes.
    Se possível me responda.
    Obrigado!

    • O Olhar Digital da semana passado fez um tutorial de multiboot com windows 7 e vista.
      Acredito que dê certo com Linux tb, mas não sei qto ao BSD
      Sei que tem como virtualizar o Leopard em máquina virtual utilizando um hackintosh.
      Ainda não tive tempo de testar, mas assim que conseguir quero ver se faço um tutorial.

      Abração!

  5. Muito boa a dica, pois dá para usar as coisas boas do Windows e do Linux, sem ter desenstalar o Windows, adorei e vou indicar esse post para todos.

  6. Eu estou tendo problemas , ele vai pro passo 7 direitinho depois aqui “Nesse momento começa o processo de instalação do Ubuntu. Caso apareça a mensagem para instalar o “Virtual Machine Tools” escolha a opção “Remind me later”.” ele fica no pronpt e para e da erros Can not mount /dev/loop …. e nao sai disso … ajuda please

Os comentários estão encerrado.