Google Realtime: Pesquisa em tempo real no Google

O Google anunciou em seu blog a “Nova página e ferramentas do Google Realtime”, possibilitando que qualquer pessoa faça pesquisas em tempo real em seu buscador.

É possível acessar o Google Realtime através da url www.google.com/realtime, no entanto, o serviço pode ser testado através desse link: realtime?esrch=RealtimeLaunch::Experiment

Apesar de o post do blog oficial mencionar que podemos fazer buscas por localizações geográficas, não encontrei essa opção. Mas ele já pode ser acessado em português e através do menu “Atualizações” na sidebar do buscador.

buscas tempo real Google Realtime

Tentei acessar o site do Google em inglês através do http://www.google.com/ncr e também não encontrei a opção para fazer a consulta por cidade e nem para acompanhar as conversas completas dos resultados do Twitter.

Outra novidade que o Google implementou é a possibilidade de receber novas notícias através do Google Alertas.

Como funciona o Google Realtime

Para testes resolvi fazer uma busca pela palavra chave que define a pesquisa em tempo real do Google: “Google Realtime”.

Pesquisa realtime Google

Repare na imagem acima. Enumerei os passos para ficar mais fácil.
1 – Palavra chave digitada;
2 – Filtro de pesquisa por tempo;
Nessa opção você pode pesquisar em todo ano de 2010, no mês de agosto, no dia 26 e através de um horário. É possível clicar em cada uma dessas opções e ver a popularidade da palavra pesquisada nesse período.
3 – Clicando sobre a opção “Agora” é possível ver a popularidade da palavra chave digitada no exato momento do clique, que no meu exemplo foi às 14:04.
4 – Menu “Atualizações”.

Sobre o gráfico

O gráfico é “clicável” e você pode alterar os horários de exibições. Se você clicar em qualquer parte ele filtrará somente os resultados relacionados àquele horário.

Logo abaixo do gráfico vemos os resultados encontrados, que são tweets em sua maioria.

Utilizei a palavra “Google Realtime” exatamente para testar esse novo recurso de pesquisa em tempo real do Google. O post com as novidades  foi publicado no blog oficial do Google por volta das 10 horas da manhã de hoje, 26 de agosto. Repare que a palavra começou a ficar popular a partir das 12 horas, antes disso, a procura era mínima. A partir de agora a tendência é que essa procura aumente bastante.

Abaixo segue o vídeo oficial de apresentação das novas ferramentas.

1 comentário em “Google Realtime: Pesquisa em tempo real no Google”

  1. Bacana!
    O Google cada vez melhor…
    Eu já tinha lido sobre o assunto, mas só agora minha experiência ficou completa.
    Abraços
    @netto_info

Os comentários estão encerrado.