Saiba quais são os tipos de vírus e como se defender

Com o crescimento da internet e o aumento de computadores conectados à rede, a tendência é que a disseminação de vírus aumente, principalmente via email e através de rede sociais, infectando os computadores de usuários que estejam desprotegidos. É importante sabermos quais os tipos de vírus podem nos infectar e, mais importante ainda, saber como nos defender. Alguns vírus são inofensivos, no entanto devemos nos prevenir para que não vire uma “dor de cabeça” no futuro.

O que é um vírus?

Em informática, um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, tal como um vírus biológico, infecta o sistema, faz cópias de si mesmo e tenta se espalhar para outros computadores, utilizando-se de diversos meios. Wikipédia

Os motivos que levam uma pessoa a criar um vírus são diversos e vão desde vírus para descobrir senha de banco até vírus que servem para tirar sistemas do ar.

tipos vírus

O CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil) criou alguns vídeos bem interessantes sobre os tipos de vírus que circulam pela internet e dicas sobre como nos proteger. Abaixo seguem dois vídeos.

Os Invasores: Conheça os tipos de vírus

A Defesa: Como se prevenir

Autores: CGI/Hector Gomez/Rodrigo Mavu
Fonte: www.antispam.br.

Além desses vídeos, no site Antispam.br é possível baixar outros dois vídeos que ilustram de forma bem humorada como se defender dessas pragas virtuais.

Produzidos para abranger uma parte da história da internet de forma simples e divertida, as quatro animações — Navegar é Preciso, Os Invasores, Spam e A Defesa — informam e esclarecem sobre os perigos aos quais os usuários estão expostos, explicam o que é Spam e dão dicas de como navegar com mais segurança na rede.

Caso queira se aprofundar no assunto, o Cert.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) criou a cartilha de Segurança para Internet. Acessando a cartilha você pode seguir as recomendações e dicas sobre como aumentar sua segurança na internet.

Kit proteção

Antivírus: Tenha um bom antivírus instalado em sua máquina e mantenha-o atualizado. Configure seu antivírus para fazer uma varredura no seu computador periodicamente, se possível, todos os dias. No mercado existem vários antivírus gratuitos como o Avira, Avast, AVG. Eu, particularmente, utilizo e recomendo o Microsoft Security Essentials.

Antivírus gratuitos: Qual deles é o melhor? – Olhar Digital

Qual é o melhor antivírus gratuito?

Antivírus online: Como fazer uma varredura online em seu computador

Anti-Spyware: Tenha um software antispyware instalado e utilize-o regularmente. No mercado existem vários antispywares gratuitos que desempenham um bom trabalho. Eu utilizo e recomendo o SUPERAntiSpyware.

Firewall: O Windows já vem com um Firewall, portanto, deixe-o habilitado.

Bom Senso: Independentemente do antivírus, antispyware ou firewall que você utilize é necessário saber identificar o que é um vírus. Antes de clicar em qualquer link tente identificar se não se trata de fraude ou golpe. Bancos, por exemplo, não enviam emails pedindo para você atualizar sua senha; evite abrir anexos em emails, principalmente se tiverem uma extensão duvidosa como .exe. A grande tendência do momento são os emails enviados cujo o assunto são temas polêmicos com links para fotos e vídeos. Fique atento!

Deve-se ter também muito cuidado em redes sociais como Facebook, Twitter e principalmente Orkut. Nunca informe ou insira sua senha em qualquer site. Tenha sempre muita cautela e cuidado ao acessar links em redes sociais, sites e via email.