Microsoft Outlook 2007: Email, Feed e Compromissos organizados

Apesar da facilidade em acessar emails na web através de serviços como Gmail e Hotmail eu não consigo viver sem o Microsoft Outlook. Nunca gostei de ficar navegando entre contas de emails em vários sites. Simplesmente configurava meus emails do Gmail, Hotmail e Yahoo no Outlook e deixava baixando no meu computador. Além disso, deixava uma cópia dos meus emails na web, caso necessitasse acessá-los de outro lugar.

Recentemente conheci o Microsoft Outlook 2007. O software é muito mais complexo que o Outlook Express, mas tem organizado melhor minha vida, compromissos e me deixado mais atualizado.

Microsoft Outlook 2007

O software é muito complexo e possibilita configurar suas contas de email, configurar feeds e programar compromissos e afazeres futuros. Para quem já está acostumado com o Outlook Express vai se familiarizar rapidinho com nova versão; quem ainda não conhece talvez estranhe um pouco no começo.

Configurar email no Microsoft Outlook 2007

É possível configurar várias contas de email de diversos serviços. Vou usar como exemplo uma conta do Gmail, mas pode ser feito com qualquer outro serviço como Terra, Yahoo, Hotmail, etc. Talvez as configurações sejam um pouco diferentes em cada um dos serviços, mas o processo é o mesmo. Você pode se informar no help do seu serviço de email sobre as configurações.

Para começar a receber seus emails do Gmail siga o passo abaixo:
– Acesse o tutorial sobre como configurar seu email do Gmail;

Seguindo todos os passos corretamente você já poderá enviar e receber seus emails através do aplicativo. Você pode configurar quantas contas quiser. Também é possível criar “regras” e separar suas contas de email em pastas separadas.

Como configurar Feeds

Esse foi o recurso que me seduziu. Nunca fui muito fã do Google Reader. Essa possibilidade de receber os conteúdos de meus sites favoritos através do Outlook foi uma verdadeira “mão na roda”.

O que são Feeds?

Web Feed (vindo do verbo em inglês “alimentar”) é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sites de notícias ou blogs. Distribuidores de informação, blogueiros ou canais de notícias disponibilizam um feed ao qual usuários podem se inscrever, no formato de um link.
Para mais informações acesse o Wikipédia.

Sempre gostei de estar por dentro de notícias cotidianas e relacionadas à tecnologia. Sempre assinei os feeds via email, ou seja, eu me inscrevia em um feed e a cada atualização eu recebia um email. É muito mais prático que ficar acessando todos os dias os sites, porém, recebia muitos emails e as vezes se misturavam à outros emails na minha caixa de entrada. Resumindo, acabava apagando sem ao menos ver do que se tratava.

No Outlook esse trabalho ficou mais fácil e organizado. Vou mostrar um exemplo com o próprio feed do Design Tecnológico. Depois você pode fazer esse mesmo processo com outros feeds, inclusive de sites como UOL, Terra, Globo e blogs que você goste.

1º Passo: Encontre o feed do blog. Geralmente os links dos Feeds/RSS estão em imagens como essa . Para descobrir o endereço clique com o botão direito do mouse sobre a imagem e depois em “Copiar link”. No nosso caso, o endereço do feed é esse: http://feeds2.feedburner.com/designtecnologico

2º passo: Acesse o Microsoft Outlook 2007;
3º passo: Clique no menu “Ferramentas”;
4º passo: Selecione “Configurações de Contas”;
5º passo: Clique na aba “RSS / Feed” e depois em “Novo”.
6º passo: Copie o endereço do feed http://feeds2.feedburner.com/designtecnologico, cole no campo que aparecer e depois clique no botão “Adicionar”;
7º passo: Se quiser, altere o nome do feed;
8º passo: Clique em “Alterar pasta”;
9º passo: Clique em “Nova Pasta”;
10º passo: Digite o nome da Pasta, no nosso caso “Design Tecnológico” e depois dê “Ok”
11º passo: Nas janelas que aparecerem dê “OK” e depois “Fechar”.
12º passo: Clique em “Enviar e Receber” e você verá os posts mais recentes do blog.

Conforme forem ocorrendo as atualizações você receberá tudo através do seu Microsoft Outlook 2007. Isso vale para qualquer site ou blog que tenha um feed/RSS.

Configurar compromissos

Esse é um recurso também muito interessante. Você pode programar seus compromissos e afazeres e ser lembrado momentos antes. Veja como é fácil:

1º passo: Clique em “Calendário”;
2º passo: Clique no dia do seu compromisso;
3º passo: Clique duas vezes no horário do seu compromisso;
4º passo: Digite o seu compromisso;
5º passo: Clique em ” Salvar e fechar”;

Minutos antes do compromisso você será avisado através de uma janela que abrirá na sua tela.