Antivírus online: Como fazer uma varredura online em seu computador

O crescimento da web 2.0 e cloud computing possibilitaram o surgimento dos antivírus online. Esses aplicativos funcionam como os softwares antivírus convencionais, porém não substituem o que você baixa e instala na sua máquina. No entanto é uma alternativa para fazer uma varredura instantânea em computadores.

Quais os tipos de vírus? Como se proteger?

Passar antivírus online

Panda Active Scan 2.0
Esta é a versão online do Antivírus Panda. Acesse o site e clique em “Analise seu PC”. Na primeira vez que utilizamos o Panda Active Scan 2.0 é necessário baixar e instalar o ActiveX. É possível optar por uma “Análise rápida” ou “Análise Completa”. Depois de completar a varredura, ele gera um relatório com os arquivos suspeitos.

Live Oncare
Este é um aplicativo Microsoft e funciona muito bem. É possível optar por uma varredura completa ou rápida. O Live Oncare funciona apenas no Internet Explorer.

Bit Defender
Em nossos testes o Bit Defender foi o aplicativo online que fez a varredura mais rapidamente, não passando de 5 minutos. No final é gerado um relatório no formato .txt. Se aparecer a mensagem “No infection found” seu micro está livre de ameaças.

F-Secure Online Scanner

Esta ferrametna online possibilita uma maior customização por parte do usuário. Você pode optar por fazer uma varredura completa, rápida ou ainda escolher pastas para fazer a verificação de vírus. O inconveniente é que, devido a sua complexidade, o F-Secure leva algum tempo para baixar alguns arquivos e fazer a varredura. No entanto, é bem eficaz. Em nossos testes foram encontrados 5 arquivos suspeitos. Além de encontrar as ameaças é possível fazer a remoção dos arquivos automaticamente. Ao concluir a análise, é exibido um relatório completo sobre a verificação com detalhes sobre os arquivos suspeitos encontrados.

É necessário ter o Java instalado.

Symantec Security Check
É possível fazer dois tipos de verificação:

  • Security Scan – É feita uma verificação de vulnerabilidades do sistema operacional, teste de exposição do equipamento à ataques de Crackers e checagem de Trojans.
  • Vírus Detection – Varredura completa do seu computador.

Depois de feita a verificação de vírus em seu computador é exibido um relatório com as ameças encontradas, porém, a remoção deve ser feita manualmente. Em nossos testes, o Symantec Security Check foi o que levou mais tempo para completar a varredura do computador. É necessário utilizar o Internet Explorer para ter resultados mais precisos.

É importante termos em mente que os antivírus online fazem apenas uma varredura em sua máquina e alguns apenas mostram quais são os arquivos suspeitos, sem removê-los. O uso de aplicativos online não dispensa a utilização de um bom antivírus atualizado em seu computador, pois, na análise feita por aplicativos online são detectados apenas vírus, worms e trojans que já estão na sua máquina, não detectando as pragas virtuais no momento em que você clica em algum link ou site infectado.

Qual é o melhor antivírus gratuito?

Obs.: O tempo de varredura vai de acordo com a quantidade de arquivos a serem analisados.