Ilusão de ótica: Imagens que podem dar um nó no cérebro

O termo ilusão de ótica, ou ilusão de óptica, aplica-se a todas as ilusões que “enganam” o sistema visual humano fazendo-nos ver qualquer coisa que não está presente ou então observarmos de forma errada. Elas podem surgir naturalmente ou serem criadas por astúcia visuais que demonstram certas hipóteses sobre o funcionamento do sistema visual humano.

Ilusão de ótica

Você pode encontrar informações mais detalhadas no Wikipédia.

Quando vi à primeira imagem relacionada à ilusão de ótica eu nem tinha computador, foi através de um papel, mas a imagem é exatamente a que você pode ver abaixo.

imagemFaça o teste:
1 – Olhe fixamente nos 4 pontinhos pretos centrais do desenho conte pausadamente até 10 (olhando nos potinhos);
2 – Olhe para uma parede (de preferência clara) e pisque várias vezes;
3 – Observe a imagem que aparece na própria parede (quanto mais você piscar melhor será a visualização).

O que você viu? Muito legal, não é mesmo?

Existem diversos tipos. Abaixo vou relacionar alguns sites que exibem os diversos tipos existentes de ilusão de ótica. Alguns são bem divertidos e ao mesmo tempo intrigantes.

Buratto.org
Esse site já começa com a pergunta: Somos prisioneiros dos nossos olhos? Pois bem. Apesar do visual do site não ser dos melhores o conteúdo é bem amplo. São exibidos no site ilusões relacionadas às formas geométricas, imagens duplas, impossíveis, escadas, curiosas e imagens ocultas.

Mdig
Este site exibe uma coleção de imagens que enganam o nosso sistema visual induzindo-nos a ver algo que não existe ou de forma errada. Cada imagem possui uma breve explicação para facilitar o entendimento ou nos deixar mais intrigados.

Divertudo
Já esse outro site mostra várias imageins e obter uma breve explicação sobre cada uma delas.

Ilusões
Acessando o site você terá diversas opções para se divertir e despertar ainda mais a curiosidade. Além de imagens, é possível ver ilusões em objetos 3D, em artes, estereograma e até fazer testes através de joguinhos.

2 comentários em “Ilusão de ótica: Imagens que podem dar um nó no cérebro”

Os comentários estão encerrado.