ESLPod: Como melhorar o inglês através de podcasts

Já tem uns dias que conheci um site muito bom para quem quer aprender inglês ou até mesmo melhorar a audição do idioma, o ESLPod (English as a Second Language). Uma das coisas que aprendi é que não adianta querer aprender inglês falando português. É necessário bem mais que isso, precisamos contato com inglês a maior parte do tempo possível.

Não sou nenhum expert, mas sei o quanto é importante a tão sonhada fluência neste idioma nos dias de hoje. Recentemente troquei de escola e notei uma grande diferença, já que nessa nova o inglês é falado o tempo todo. Recados, explicações, dúvidas… tudo deve ser falado em inglês e compreendido em inglês.

No começo estranhei bastante. Achei que isso era loucura, pensava: “Como vou aprender uma coisa se eu não entender exatamente o que a professora diz?”. Com o passar das aulas foi percebendo que já conseguia compreender boa parte do que a professora falava e também conseguia me expressar melhor em inglês.

Aprender inglês Podcasts

Em uma conversa informal com a professora (em português mesmo) a professora me deu algumas dicas: uma foi abandonar o dicionário inglês/português e a segunda era ouvir (ouvir muito) inglês.

Bom, chega de conversa. Pesquisando no Google encontrei o ESLPod, um site fantástico com podcasts em inglês. Nesses dias acho que não fiquei um dia sem ouvir um podcast. As aulas são bem simples e geralmente não duram mais de 15 minutos.

Como funciona o EslPod?

Acessando o EslPod você tem acesso à um áudio em inglês onde o professor simula um acontecimento do dia a dia. Tudo é em inglês. O mais legal é que no começo é feita a leitura de um pequeno diálogo ou situação em inglês pausadamente o que facilita bastante a compreensão principalmente para quem está começando a aprender a língua.

Você pode acompanhar a leitura do texto através de um script, assim você melhora sua audição e pronúncia das palavras. Nesse script existem algumas expressões negritadas.

Depois de terminada a leitura, o professor explica o texto como um todo, principalmente as expressões negritadas. Tudo em inglês. Em algumas situações, depois da leitura pausada e da explicação, às vezes é feita uma nova leitura do texto de um modo mais rápido.

O mais legal do site é que você pode baixar o áudio do podcast em mp3 e copiar o script. Assim você pode praticar a hora que quiser mesmo sem estar conectado à internet. Geralmente quando viajo carrego algumas mp3 no ipod, assim posso ouvir os diálogos novamente e ir melhorando meu listening.

Tenho comigo a idéia de que não são 2 horas por semana que vão tornar uma pessoa fluente em inglês. É preciso bem mais que isso, e é através de podcasts e conversas em inglês ou até mesmo através de chats que podemos aprender cada vez mais. O melhor: tudo isso é gratuito.