Tutorial e conceitos sobre Virtualização

Já tem um tempo que estou querendo fazer um tutorial sobre virtualização pois essa é uma tecnologia que vem me despertando bastante curiosidade.

Virtualização, apesar de já existir há muitos anos, vem se tornando a grande tecnologia do momento. Tem o ponto de vista corporativo, onde é possível fazer virtualização de vários servidores em uma máquina, implementar servidores com alta disponibilidade, etc. A PRODAM, que é responsável pela tecnologia de informação da Prefeitura de São Paulo reorganizou toda sua infra-estrutura através da virtualização de seus servidores. No Youtube tem esse vídeo onde Luís Fernando Vieira Quevedo (Gerente de infra-estrutura e produção) fala sobre como foi o processo de virtualização. Detalhe: foram virtualizados 130 servidores em 3 lâminas Blade.

O enfoque que quero dar nesse post é a questão da ferramenta de virtualização da VMWare. Existem outras ferramentas como o Virtual PC da Microsoft e o Virtual Box. Vou explicar passo a passo a instalação do VMWare Server, que é gratuito e serve perfeitamente para nos dar uma idéia do que é possível fazer com virtualização de computadores. É muito interessante para fins educacionais, estudos, testes e a curiosidade de conhecer novos sistemas operacionais e ferramentas sem ter que particionar o HD, além de ser muito mais prático. É possível virtualizar vários sistemas operacionais na mesma máquina, claro, isso depende muito do equipamento que você tem em mãos para virtualização. No meu caso estou usando um Core 2 Duo Intel, motherboard Gigabyte GA-G31M-S2L e 4GB de memória RAM Kingston.

Tutorial Virtualização VMWave

O que é Virtualização?

Virtualização é a execução de diversos sistemas operacionais em um único equipamento físico. Muita gente confunde Virtualização com Emulação. Emulação é a recriação de um ambiente de trabalho sem qualquer relação necessário com o ambiente-anfitrião e sem auxílio de hardware, enquanto a virtualização permite criar diversas máquinas virtuais, utilização recursos de rede e de hardware.

Tutorial de instação do VMWave

O primeiro passo é baixar o VMWare Server no próprio site da VMWare (é gratuito).
Antes de baixar é necessário clicar em “Register” e fazer o registro para você receber por e-mail o serial do VMWare. Depois é só baixar o arquivo de aproximadamente 150mb.

O link do registro é esse: http://register.vmware.com/content/download-107.html

O link do download é esse: http://download3.vmware.com/software/vmserver/VMware-server-installer-1.0.7-108231.exe

Depois de baixar, execute o arquivo .exe e inicie o processo de instalação. É só ir dando next até finalizar a instalação.

Depois de finalizado, abra o “VMWare Server Console”. Você verá uma tela como a abaixo. Clique em OK.

conceitos
A próxima tela irá mostrar as máquinas virtuais que já estão instaladas em seu computador:


No meu caso, tenho instalado o Ubuntu 8.04, o Windows Server 2003 Enterprise Edition, o Windows Server 2008 e o Windows Vista x64 Edition.

O Ubuntu pode ser baixado através da própria internet gratuitamente através do site https://ubuntu.com/. A lincença é free. Já as máquinas virtuais do Windows precisam da licença para instalação.

A instalação de máquinas virtuais é basicamente a mesma, independente do SO que será instalado. Para esse tutorial estarei instalando do Solaris10 x64, pois é um sistema operacional desenvolvido pela Sun, é free e nunca vi o funcionando desse SO.

Para baixar o Solaris, clique no link http://dlc.sun.com/osol/opensolaris/2008/05/os200805.iso
Obs.: Como disse, a forma de instalação de qualquer sistema operacional é a mesma, seja Windows, Linux, Solaris etc. Você pode fazer a instalação de um arquivo .iso ou através do drive de CD/DVD.

Nesse exemplo estarei usando o .iso.
Então, mãos a obra. Depois de aberto o VMWare Server clique em “File”, “New” e depois “Virtual machine”.

virtualização
Aparecerá a janela acima. Clique em “Avançar”.

máquina virtual
Você pode customizar a instalação, mas no nosso caso, escolha a opção típica. Clique em “Avançar”.


Nesta janela você deve escolher o sistema operacional que você está instalando, pois dependendo do SO a ser instalado, ele já configura um default de configurações como espaço em disco, memória RAM mínima para instalação. Selecionando o sistema operacional na opção “Version”, você pode escolher a versão do sistema operacional que você está instalando.
No nosso caso selecione o “Sun Solaris” e em Version escolha “Solaris 10” e clique em avançar.


Nessa tela você irá definir onde salvar sua VM. Eu deixei como está, mas você pode salvar onde você achar melhor. Clique em “Avançar”.


Nesta janela iremos configurar a rede. Deixe clicada a primeira opção, pois logo que instalar o SO ele já estará na sua rede e com a internet em funcionamento. Clique em “Avançar”. A internet que utilizo é ADSL. Não sei como é o funcionamento com net via wireless.


Nesta janela iremos definir o quanto de espaço em disco que iremos reservar para essa máquina virtual. Deixaremos 8GB de espaço em disco mas o detalhe é desclicar a opção “Allocate all disk space now”, pois se ficar clicado ele já alocará para o SO os 8GB, mesmo que não seja utilizado. Desclicando-o ele reservará esse espaço para a VM, mas não alocará esses 8GB de imediato, o espaço será sendo utilizado a medida que você for ocupando os espaço em disco. Clique em “Concluir”.

Agora entrará no processo de criação de disco e aparecerá a seguinte tela:


Como podem ver já aparece o Solaris 10 como uma de minhas máquinas virtuais do meu inventário do VMWare. Foi criada a VM mas ainda o Solaris não está instalado. Em “Devices” são mostrados as configurações de nosso computador virtual como quantidade de memória, hard disk, cd ROM, rede, etc…

Agora é preciso configurar nossa máquina virtual clicando em “Edit virtual machine settings”.


Nessa tela podemos configurar a quantidade de memória, boot em drives, configurações de rede, como é feito em qualquer computador “convencional”. Clique na opção Cd-Rom.


Muito bem! É nesta janela que configuramos onde vamos dar o boot para dar início à instalação do sistema operacional. Se deixar como está, quando iniciar a máquina virtual, ele dará o boot no cd-rom, mas no nosso caso vamos utilizar o .iso do Solaris 10, portanto, mude a opção para “Use ISO image” e procure onde você deixou salvo o arquivo iso do Solaris.

Depois que selecionar o arquivo .iso dê OK.
Pronto! Já está tudo configurado, agora vamos instalar o Solaris 10.

Clique em “Start this virtual machine” e dará início a instalação do SO. A instalação do Solaris é bem simples, mas se estiver instalando outro sistema operacional, é só fazer como você está acostumado. Detalhe: No começo é estranho trabalhar com o SO em outra janela pois para dar um comando na máquina virtual você precisa clicar dentro dela. Dois comandos são fundamentais na utilização: Ctrl+Alt você sai da máquina virtual e Ctrl+Alt+Enter coloca a VM em full Screen. Para sair do modo full screen é só clicar Ctrl+Alt+Enter.


Como podem ver estou rodando o Solaris 10 dentro de um janela dentro do Windows XP e acessando a internet através da rede que o próprio VMWare configura.

Obs.: Percebi que essa versão do Solaris é uma das que roda através do cd, por isso, toda vez que reiniciamos a VMWare ele dá boot novamente. Nos demais SO’s, depois da instalação ele não dá mais boot nem no cd-rom e nem no arquivo .iso.

Bom trabalho ou bom divertimento!