Vote na Web: Sua opinião sobre projetos do Congresso Nacional

projetos congresso nacional

O Vote na Web é um site para você se aproximar das decisões do Congresso Nacional que afetam diretamente a sua vida. Nessa ferramenta você pode votar e ser lido.

Para começar a expor suas opiniões, o primeiro passo é fazer um cadastro no site, clicando em “Meu Perfil”.

Clicando na aba “Políticos” você encontra a lista com todos os “nossos políticos”. Você pode optar por exibir todos os políticos, apenas senadores, apenas deputados ou apenas presidente. Ainda há possibilidade de filtrar a busca por estado ou procurar pelo nome de um político em específico.

Clicando sobre o político você tem acesso às suas informações como uma breve biografia, profissão, filiação partidária, projetos enviados e projetos nos quais ele votou.

Na aba “Arquivos” temos acesso aos projetos que foram votados. Nessa seção são exibidos os votos dos cidadãos e ao lado os votos dos políticos. Dá para termos uma ideia do que nós pensamos e fazer uma comparação com o pensamento dos “nossos” políticos. Ainda nesta seção podemos ver a descrição do projeto, sua situação (aprovado/reprovado), entre várias outras informações pertinentes ao projeto.

Na aba “Votar” é onde os cidadãos podem opinar. Também podem filtrar para exibir todos os projetos, mostrar apenas Senado ou apenas Câmara.

Acessando este seção, podemos ler uma breve descrição do projeto (também é possível ler o projeto na íntegra). Além disso, podemos saber quem é o autor do projeto, a data de apresentação, data de votação no congresso e a sua situação.

Acessando um projeto você pode ter acesso aos votos feitos pelos cidadãos, pelos políticos e lógico, dar seu voto e enviar sua opinião. Além disso, há um mapa onde podemos filtrar os votos por estados, sexo e idade, obtendo assim informações sobre o cidadãos que já votaram.