Wibiya: Barra de Ferramentas moderna para seu blog/site

Barra Ferramentas blog

Navegando pelos meus sites favoritos um dia desses me deparei com um blog com uma barrinha bonitinha, simplesinha e discretinha escrito “Tools” no canto inferior direito do site. Como não sou curioso cliquei para saber do que se tratava. Antes mesmo de ver a funcionalidade dos botões se surgiram eu pensei “Quero um desses no Design Tecnológico”.

O que é a Toolbar Wibiya?

O ToolBar Wibiya é um widget para você adicionar no seu site ou blog. Funciona nas plataformas WordPress, Blogger e HTML.

O que ela faz?

Depois que você faz o cadastro e ativa sua conta você configura a exibição das ferramentas que você acha necessário serem exibidas em seu blog. Para se cadastrar é só informar o seu email, nome e site. Depois de algum tempo você recebe o email com o seu login e seu beta code. Depois disso você pode configurar a sua barra de ferramentas.

Por padrão a barra vem com as seguintes opções:

1º – Caixa de pesquisa com opção de consulta no próprio blog ou no Google;

2º – Tradutor: Tradução do site para vários idiomas. Infelizmente ainda não funciona para nós brasileiros, pois como o widget é em inglês ele só dá a opção para tradução em outros idiomas, exceto o inglês. Resumindo: ele subentende que seu blog é inglês e só dá a opção para traduzir em outros idiomas. Caso não queira exibir é só desativar a opção no painel de controle do Wikiya.

3º – Post Recentes: Exibe seus posts recentes;

4º – Random: Ele procura por algum post aleatório no seu blog e exibe ao leitor;

5º – Photo Gallery: Mostra uma galeria de fotos do Flickr;

6º – Subscrible to our RSS Feed: Opção para o leitor assinar o seu feed;

7º – Share: Opção para compartilhar o seu blog/site nos mais diversos tipos de redes sociais e agregadores;

8º – Community: Acesso direito à sua comunidade no Facebook;

9º – Connect: Conexão direta ao seu Facebook;

10º – Twitter Notifications: Todas as atualizações feitas no Twitter;

11º – Last Notificantions: Últimas notificações do blog. Por exemplo: Você pode editar uma mensagem de boas vindas ao seu leitor. Cada nova notificação é exibida aos leitores que estão online no momento. Para inserir novas notificações é só acessar o painel de controle do Wikiya com seu login e senha.

Basicamente essas são as ferramentas. Você ainda pode configurar da forma como quiser, inclusive escolher uma cor que mais combine com o design do seu blog. Existem outras ferramentas que você pode adicionar à sua barra a medida que forem saindo as atualizações.

Há ainda uma opção bem à direita da barra de ferramentas que permite “recolher” ou exibir toda a barra, não atrapalhando em nada a navegabilidade do usuário.

Outro recurso bem legal é que cada ferramenta é aberta “sobre” o site, evitando que cada uma delas seja aberta em uma nova página. Veja a imagem abaixo, fica mais fácil ver a imagem do que eu ficar confundindo vocês.

Muito legal né?

Vou usar esse widget no Design Tecnológico principalmente por ser bem discreto e elegante. De início pensei que não fosse funcionar na plataforma Blogger, mas, para minha surpresa, funcionou, e muito bem. Testei em 4 navegadores (Firefox, Safári, Chrome e Internet Explorer).

Uma das vantagens é que dá para eliminar alguns widgets do seu blog, como por exemplo: caixa de pesquisa, widget de posts recentes, link para feeds, links para envio do post para redes sociais e twitter, etc.

Mas tem desvantagens, principalmente para nós brasileiros. O tradutor é uma grande desvantagem, espero que eles coloquem alguma opção para tradução de sites em português para outro idioma. Outra desvantagem é que vem por padrão na barra de ferramentas acesso à rede social Facebook, mas são poucos que conhecem essa rede social aqui no Brasil. Eu mesmo tenho conta, mas não fucei me especializei em Facebook.

Antes de configurar minha barra de tarefas imaginei que o código gerado seria imenso, e me enganei mais uma vez. O código não tem mais que 3 linhas e é facilmente incorporado ao código de qualquer plataforma.

Postem nos comentários o que acharam desse widget. É legal? Atrapalha em alguma coisa a navegação? Você enviaria algum post do DT para o Twitter, por exemplo, utilizando essa barra? Eu, com certeza, sim!

7 comentários em “Wibiya: Barra de Ferramentas moderna para seu blog/site”

  1. Oi,
    Disse que ia colocar aqui no seu Design Tecnológico.
    Procurei e não vi.
    Não gostou?

    Abraço,
    Miguel (Utilnet)

  2. @utilnet
    Gostei sim! O problema é que tinham tantas funções que o pessoal não acostumou com as ferramentas. Mas estou pensando em trocar o template e quero voltar a usar a barra de ferramentas.

    []'s
    Rodrigo

  3. Olá….eu tentei me cadastrar mas não consegui, como faço???eu gostaria muito de por essa barra no meu blog me ajuda?????

  4. @fernandaMaria
    Parece que bloquearam os cadastros. Lembro que quando fiz o meu, tive que esperar uns dias para poder ter acesso ao site e conseguir configurar a barra!

    Talvez demore um pouquinho. Você pode entrar em contato com eles através do http://twitter.com/wibiya

    []'s

Os comentários estão encerrado.