Impostômetro: Saiba quanto o brasileiro já pagou de imposto

quanto pagamos imposto

O Impostômetro é um site apoiado pela Associação Comercial de São Paulo e pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário que mostra em tempo real e ininterruptamente quanto o brasileiro já pagou de imposto até o dia corrente.

Neste momento, que estou escrevendo o post, o valor de impostos está por volta de 410.644.120.456,22. Para não se confundir nos números vou escrever por extenso: Quatrocentos e dez bilhões seiscentos e quarenta e quatro milhões, cento e vinte mil, quatrocentos e cinqüenta e seis reais e vinte e dois centavos já foram gastos pelos brasileiros com impostos.

Além de mostrar a quantidade de dinheiro que vai saindo dos nossos bolsos, também é possível encontrar algumas informações interessantes, como por exemplo:

  • Consulta de datas anteriores;
  • Fazer uma projeção de arrecadação para daqui alguns anos;
  • Crescimento da arrecadação para daqui alguns anos;
  • Aquisições que poderiam ser feitas com esse dinheiro (ESSE É O MAIS LEGAL E O QUE MAIS NOS FAZ SENTIR PALHAÇOS, COM NARIZ VERMELHO E TUDO!). Dá para saber o que daria para comprar com o dinheiro arrecadado até o momento, como por exemplo, construção de hospitais, casas, etc.

Também dá para filtrar a quantidade paga em impostos na União, por estado, por município, por tributo e por capital.

Faça o teste em sua cidade e veja o quanto já saiu do bolso dos seus conterrâneos em forma de imposto. Aqui na minha cidade, por exemplo, já se foram mais de 34 milhões!

Ah, só para registrar, neste exato momento a quantidade paga de imposto já está em 410.691.390.563,95, ou seja, fazendo as contas já se foram 47.270.107,73 (Quarenta e sete milhões, duzentos e setenta mil, cento e sete reais e setenta e três centavos) em menos de dez minutos!