iCloud: Seu computador online em seu navegador de internet

Sistema operacional online

O iCloud é um site que transforma seu navegador em um sistema operacional. Para ter seu computador online você só precisa acessar o iCloud e fazer seu cadastro bem rápido e fácil. É só digitar seu email e senha e pronto, você já pode acessar seu sistema operacional online em qualquer lugar, em qualquer computador.

Antes de falar sobre seu funcionamento é interessante você saber o que é Computação em Nuvens. Se você é da área de informática já deve ter uma noção. Se você não é, vou fazer uma citação.

Segundo o Wikipédia, “A computação nas nuvens ou cloud computing é um modelo de computação em que dados, arquivos e aplicações residem em servidores físicos ou virtuais, acessíveis por meio de uma rede em qualquer dispositivo compatível. Basicamente, consiste em compartilhar ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas, semelhantes as nuvens no céu, ao invés de ter essas ferramentas localmente (mesmo nos servidores internos). O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.”

Todos nós já utilizamos computação em nuvens e nem nos damos conta disso, e não é de hoje. Este blog, por exemplo, está hospedado em uma “nuvem” do Google, sabe-se lá Deus onde. Essa é a idéia de computação nas nuvens: armazenar tudo na web e ter a liberdade de acessar os dados de qualquer lugar através da rede de computadores.

Esse é um assunto que tem gerado muita discussão no meio tecnológico, principalmente por empresas que ainda estão meio temerosas sobre onde estão sendo armazenados seus dados.

Você já se perguntou onde estão armazenados seus emails por exemplo, do Gmail ou Hotmail? Deve estar em alguma nuvem por aí. A discussão é longa, mas essa não é a ideia central desse post.

Voltando ao assunto, o iCloud está armazenado em uma nuvem (não interessa se está num servidor aqui no Brasil ou lá na China) e você tem 3GB de espaço para armazenar suas fotos, executar seus programas, acessar seu sistema de mensagens instantâneas, etc.

Depois de se cadastrar você só precisa acessar o iCloud, se logar e esperar seu browser ligar, ou melhor, seu sistema operacional ligar. Aparece até aquela barra de progressão quando o computador está iniciando. Depois de tudo carregado você verá um desktop parecido com o do Windows ou alguma distribuição do Linux-Desktop.

Conheça o iCloud

Área de Trabalho: Na sua área de trabalho você pode deixar seus arquivos e programas mais usados, exibir seu relógio, calendário, etc. Do lado esquerdo se encontra o menu iniciar onde estão todas as funções do iCloud.

Programas: O iCloud já vem com muitos programas instalados como programa de email, mensagens instantâneas, organizador de fotos,
explorador de arquivos, player de música e filmes, editor de texto, calendário, contatos e jogos.

Disco do iCloud: Você tem 3GB para armazenar seus arquivos e fazer backup.

Compartilhamento: Você pode compartilhar seus arquivos e pastas com seus amigos e familiares.

Abaixo segue um esquema de algumas funcionalidades do iCloud.

sistema operacional online
1. Lixeira
2. Calendário
3. Ícone para convidar seus amigos
4. Conta de email. Logo que você se cadastra, seu email já se torna uma conta no seu iCloud
5. Player de vídeos
6. MyIcloud (corresponde ao Windows Explorer do seu sistema operacional)
7. Local onde você pode armazenar sua fotos
8. Barra com as opções “Sistema”, “Programas”, “Busca”, “Sidebar”, “Suporte” e “LogOff” (corresponde ao seu menu iniciar). Clique sobre cada menu e veja os programas que já vem “onboard” com o iCloud. O visual é muito familiar, não?
9. Editor de texto do Icloud
10. Tela de console (corresponde ao seu MS-DOS)
11. Sistema de Gerenciamento (Corresponde ao gerenciador de tarefas do Windows, onde você pode ver os programas que estão sendo executados, processos, canais, etc)
12. Lista de eventos
13. Gerenciamento do seu perfil (Você pode configurar foto de exibição, privacidade, assim como várias informações pessoais)
14. Relógio
15. Painel de Controle (Corresponde ao painel de controle do Windows)
16. Barra de Tarefas
17. Ícone do Sistema de Gerenciamento
18. Ícone da Tela de Console (DOS)
19. Ícone do Painel de Controle
20. Ajuda
21. Idioma
22. Últimos usuários online
23. Logs

Considerações

O iCloud para Firefox ainda está em desenvolvimento e está disponível apenas em versão alpha. É possível utilizar o Firefox, mas é recomendado o Internet Explorer. Dependendo da sua conexão com a internet o processo pode ser bastante lento. É altamente recomendando a utilizar de uma conexão banda larga.

Para quem gosta de conhecer (e usar) novas tecnologias o iCloud é um prato cheio. Fucei um pouco mas acredito que tenham muitas outras funcionalidades além das que estou citando aqui. O legal é que tem se falado muito em Cloud Computing (Computação nas nuvens) mas as respostas são muito vagas, principalmente para leigos, mas com o iCloud dá para se ter uma idéia do que é a tão falada computação nas nuvens.

Faça seu cadastro de usuário e comece a “brincar” com o iCloud. Boa diversão! ; )

5 comentários em “iCloud: Seu computador online em seu navegador de internet”

  1. Olá amigo DesignTecnológico (comprido, né…rs)
    Bem, parece um sistema dentro de outro… que viagem, é o virtual do virtual, talvez por isso o nome nuvens…
    Muito interessante para deixar arquivos para aliviar o HD do PC, 3 GB dá para por bastante coisa.
    Forte abraço e sucesso!

  2. O conceito de nuvem se dá o fato de você armazenar um arquivo em algum servidor pelo mundo sem se importar onde se encontra esse servidor.

    []’s

  3. Oi Obrigada por comentar no Informática Desvendada e deixar seu post.
    Eu ainda não conhecia o icloud até um amigo falar dele.
    Acessei o endereço, fiz minha conta, testei-o e escrevi meu post.
    Com certeza é um bom desktop!
    Grátis e com 3 Gb disponível, quebra muito galhos por aí, fora que é em português.
    Pena que não rodou no meu FireFox e tive que utilizar o Internet Explore.
    Quem sabe logo eles arrumam isso, né?

Os comentários estão encerrado.