FileInspect: Descubra o que os processos do computador fazem

Descobrir processos executados computador

Quem trabalha com informática e utiliza Windows geralmente conhece bem os processos que estão executando no computador. Muitas vezes quando o computador está meio lendo apenas damos um ctrl + alt + Del e verificamos os processos que estão sendo executados naquele momento. Se observamos um processo que “Não está respondendo” apenas finalizamos o processo e continuamos a trabalhar.

Quando ligamos o computador já são “startados” vários processos no computador, mas você sabe para quê serve cada processo? Não? Nem eu!

Geralmente conhecemos processos básicos como o Explorer.exe, msimn.exe, etc. Através do site File Inspect nós podemos descobrir para quê serve cada processo. Um exemplo disso é quando vemos um processo sendo executado e ficamos na dúvida se ele realmente é um processo sendo executado pelo sistema ou se é um malware consumindo CPU e memória da máquina.

Dica: Teclando ctrl + alt + Del será exibida uma janela com algumas abas (Aplicativos, Processos, Desempenho, Rede, Usuários)

Na aba “Aplicativos” são exibidos todos os programas que estão sendo executados por você no seu computador;

Na aba “Processos” são mostrados todos os processos que estão sendo executados pelo sistema (Por exemplo: se você estiver com o Microsoft Word aberto, com certeza, terá um processo chamado WinWord.exe). Ainda na aba Processos você verá duas colunas, a “CPU” e a coluna “Uso de Memória”. Quanto mais a CPU estiver sendo executada e quanto maior for o uso da memória, mais lento ficará seu computador. Note que se algum processo estiver consumindo muita CPU sem que você esteja fazendo nada no computador pode ser algum processo malicioso sendo executado.

Já a aba “Desempenho” mostra a porcentagem de uso da CPU e a quantidade de Memória RAM do computador que está sendo executada para manter tudo que você está fazendo no computador.

Portando, através do File Inspect dá para você conhecer um pouco mais sobre os processos que estão sendo executados por seu computador. Infelizmente, o site ainda é todo inglês.