TI Verde: Quando a preocupação não é apenas a responsabilidade ambiental

TI Verde
Grandes empresas já vêm adotando TI Verde e recentemente aconteceu um Painel sobre tendências verdes na área de TI em Las Vegas.

Segundo matéria do site Computer World, Pat Tiernan, vice-presidente da HP diz que “Há um retorno ao acionista a ser ganho”, e completou “Sinceramente, simplesmente vemos isso como uma demanda do consumidor que temos de atender agora e teremos de continuar a atender no futuro”.

Representantes de grandes empresas como Yahoo, Google, Sun e Intel também concordam com Tiernan.

Essas empresas já vêm adotando muitos procedimentos para se tornar uma empresa “natureba”, como mudar as infra-estruturas corporativas, usar virtualização para reduzir número de servidores emitindo gases e calor na atmosfera afim de diminuir o consumo de energia e refrigeração em data centers, utilização em embalagens recicláveis, etc.

Mas existem um porém, as empresas não estão aderindo a uma TI Verde apenas pelo trabalho social ou para agradar a sociedade, além da questão ambiental também existe uma redução de custos envolvidos em todo esse processo. Mark Monroe, diretor de computação da Sun, salienta que “esses ‘eco-projetos’ são raramente feitos estritamente por causa dos seus méritos”.

TI Verde vai passar a ser uma obrigação a todas as empresas no decorrer dos anos, vai virar uma questão de marketing, onde as companhias que não aceitarem a necessidade de reduzir as emissões de poluentes terão de responder por essa decisão aos acionistas, parceiros e principalmente aos consumidores e à mídia.
Tudo é questão de tempo!