Que tal pesquisar no Google via linha de comando?

Você já se imaginou fazendo pesquisas no Google via linha de comando? Através desta aplicação é possível fazer buscas sem a exibição gráfica, tudo é mostrado em modo texto. É como se estivesse num Shell ou no MS-DOS.

Tudo é feito utilizando códigos para fazer suas pesquisas, e os resultados são os mesmos exibidos através da interface gráfica do Google.

Acessar Google linha comando
Muita gente, principalmente quem usa Linux, prefere utilizar os comandos para fazer diversas operações que demorariam mais utilizando interfaces gráficas. A utilização de linhas de comando para um geek torna o trabalho muito mais simples e prático.

Por esse motivo criaram o Goosh, ferramenta que possibilita fazer pesquisas no Google somente via texto. Vale lembrar que esta aplicação não tem vínculo nenhum com o Google, e foi criada por Stefan Grothkopp.

Sua utilização é bem simples. O primeiro passo é digitar o comando help ou h para entender melhor como utilizar os comandos e aprender suas sintaxes. Qualquer palavra isolada que você digitar será feita uma pesquisa no Google e exibido os quatro primeiros colocados.

Quando utilizamos o comando help é exibida a lista de comandos que podemos utilizar. Digitando os comandos em verde podemos alterar entre os serviços do Google como Images, Blogs, Video, Wiki, etc.

Veja alguns comandos básicos:

Clear – limpa a tela;

Go – Utilize o comando go + uma url para acessar um site;

Exemplo: go www.designtecnologico.com

Open – Utilize o comando open + url para abrir o site em uma nova janela/aba;

Lucky – Utilizando o comando lucky + palavra-chave você já é enviado diretamente para a página que está em primeiro lugar nos resultados orgânicos do Google.

O Goosh é bem interessante e uma ferramenta bem curiosa para os geeks de plantão, mas sem muita utilidade para pessoas normais. 😀

2 comentários em “Que tal pesquisar no Google via linha de comando?”

Os comentários estão encerrado.