Como utilizar as listas do Twitter no TweetDeck

Postado em 17. dez, 2010 por Rodrigo em Twitter

Em minha opinião o TweetDeck é o melhor aplicativo desktop para administrar uma (ou mais) contas de redes sociais como Twitter, Facebook, entre outras. A principal vantagem do TweetDeck é a possibilidade de acompanhar os tuites em colunas. No entanto, muita gente não gosta de trabalhar em colunas e ainda prefere acessar o Twitter via web.

Aqui no Design Tecnológico já temos um post sobre as vantagens do TweetDeck onde falamos um pouco sobre as possibilidade de organizar e maximizar a administração de perfis através desse aplicativo.

Link para baixar o TweetDeck

Para um perfil que siga poucos usuários, talvez o TweetDeck não cause tanto impacto pois a timeline não atualiza com tanta frequência. Mas imagine que você está seguindo 1000 ou 2000 pessoas. Provavelmente não conseguirá acompanhar tudo que é importante e deixará passar batido tuites importantes devido ao grande fluxo de atualizações ao mesmo tempo.

Acompanhar tantos tuites ao mesmo tempo seria humanamente impossível e em pouco tempo você ficaria louco, sem falar no tempo que você perderia. É aí que entra o recurso do TweetDeck de utilizar as listas do Twitter.

utilizar listas Twitter TweetDeck

Como adicionar uma lista no TweetDeck

Através do TweetDeck você pode adicionar qualquer lista que você tenha criado no Twitter ou até mesmo criar suas listas através do próprio aplicativo. É possível também seguir listas criadas por outros usuários. Como podem perceber, é possível acompanhar os tuites de pessoas com perfil público mesmo sem segui-la.

Para começar a seguir listas do Twitter em colunas basta abrir o aplicativo e clicar no ícone com um “+” no canto superior esquerdo, como mostrado na imagem abaixo.

Adicionar listas no Tweet

Botão para adicionar colunas

Você visualizará uma imagem como a que temos logo abaixo com as opções “Search”, “Groups/Lists” e “Core”.

Recursos criação colunas

Tipos de colunas que podem ser criadas com o TweetDeck

Search

Através dessa opção você pode seguir, através de colunas, palavras, hastags ou até mesmo um perfil em específico do Twitter. No campo apropriado digite uma palavra ou uma hashtag ou o nome de um usuário que queira acompanhar e clique em “Search”. Será criada uma coluna com este filtro que você criou.

Groups/Lists

Esta é a opção mais complexa e que permite criar novas listas e seguir as já existentes. Logo que acessar a opção “Groups/Lists” você terá duas opções:

Criar uma nova lista

1 – Clique em “New List”;
2 – Dê um nome para lista e digite uma descrição;
3 – Selecione “Private” (Lista privada, só você tem acesso) ou Pública (Qualquer pessoa tem acesso e também pode seguir);
4 – Clique em “Add List Members”.

Agora você verá o perfil de todos os seus amigos. Para adicioná-los à uma lista basta selecioná-lo e clicar no botão “>>”. Todos os usuários que forem adicionados à coluna da direita estarão na sua lista.

5 – Clique em “Save list”. Você ainda tem a opção de enviar um tuite avisando sobre a criação da lista para o seus seguidores.
6 – Para finalizar clique em “Completed! Go and view your list column”.

Será criada uma nova coluna com a lista que você acabou de criar.

Adicionar uma lista já existente

Para adicionar uma lista criada por outra pessoa basta informar no campo apropriado o nome do usuário e da lista criada por ele. Por exemplo: Vamos supor que eu tivesse uma lista chamada “Tecnologia”. O link para a lista seria como a que temos logo abaixo:

http://twitter.com/#!/dtecnologico/tecnologia

Para começar a seguir insira no campo “Enter Twitter list Url” a url da lista, como a que temos logo acima.

Também é possível editar suas listas criadas através do TweetDeck. Para isso posicione o ponteiro do mouse no topo da coluna que você quer editar. Geralmente a lista fica com esta sintaxe @nomeusuario/nomelista. No meu caso ficaria @dtecnologico/tecnologia.

Posicionando mouse sobre o nome da lista basta clicar em “Edit” para adicionar ou remover pessoas da lista. Para excluir uma coluna basta clicar no “x”.

Core

Através dessa opção você pode acompanhar os tuites dos seus novos seguidores, ter uma coluna com todos os seus tuites favoritos, Trending Topics e diversas outras opções. Para habilitá-los basta clicar sobre a opção desejada e será criada uma nova coluna.

Como mudar os alertas de novos tuites

Por default, quando adicionamos uma nova lista, toda vez que a lista é atualizada você recebe o alerta. Isso às vezes incomoda um pouco pois é mostrado um alerta visual e através de áudio.

Para configurar a exibição de alertas basta ir na opção “Settings” > “Notifications”. Para tirar o som coloque a opção do volume em 0%. Para ocultar os alertas visuais clique em “Advanced Options for columns” e desclique as opções “Detail” e “Sumary” das colunas.

Eu gosto de deixar ao alerta visual apenas na coluna de mentions e DM’s. Assim eu consigo organizar melhor minha conta e, na medida do possível, responder a todos.

Rodrigo
Sou o idealizador do Design Tecnológico. Formado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Segurança. Apaixonado por tecnologia e internet.

Um Comentário to “Como utilizar as listas do Twitter no TweetDeck”

  1. @Ray_ctba

    05. jan, 2011

    Valeu a dik Rodrigo.
    Apesar de ainda possuir poucos seguidores no Twitter, está sendo muito útil para organizar tuites alheios.
    Grande abraxxx