Verificador Ortográfico VERO: Plugin para BrOffice, Firefox e Thunderbird

Em vigor desde 2009, as novas regras do Acordo Ortográfico têm causado um pouco de confusão entre os brasileiros, já que ‘caíram’ muitos acentos e hífens assim como prefixos e termos compostos.

Parar resolver esse problema foi criado o Verificador Ortográfico VERO, um plugin para Firefox, Thunderbird e BrOffice que grifa os termos que não estão de acordo com o Novo Acordo Ortográfico.

O plugin pode ser baixado gratuitamente e ‘instalado’ no seu navegador Firefox, no BrOffice e ainda no cliente de email Thunderbird.

Plugin nova ortografia

Instalando o complemento no Firefox é possível digitar seus textos no browser, em seu serviço de email e saber se está tudo certo. Caso uma das palavras não estiver de acordo com a Nova Ortografia, a palavra é grifada. Para instalar esse complemento no seu navegador é bem simples. Acesse o site do Verificador Ortográfico VERO e procure o arquivo para instalação do complemento no Mozila Firefox. Clicando sobre ele é iniciada a instalação. Clique em “Permitir” para autorizar a instalação. Será necessário reiniciar o Firefox para que as alterações tenham efeito.

Para fazer a instalação no Thunderbird e BrOffice o processo é semelhante. No site baixe as atualizações que são necessárias. Em ambos você deve ir até o menu “Ferramentas” e depois em “Complementos” e confirmar a instalação.

A versão mais recente do BrOffice já vem com o plugin de acordo com a Nova Ortografia.