Aprenda como criar um blog no Blogger

Sem dúvida, uma das coisas mais legais para se fazer online é criar e manter um blog. Todos os dias são criados milhares de blogs em todo mundo. A ideia inicial era fazer um diário pessoal, mas com o passar do tempo os blogs foram se transformando uma ferramenta muito utilizada para compartilhar conhecimento. Um exemplo disso são os grandes portais, que contam com vários blogueiros especializados em diversas áreas do conhecimento.

O que é um blog?

Um blog (contração do termo “Web log”) é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou “posts”. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.

Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir com o autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs. – Wikipédia

Hoje podemos encontrar blogs sobre os mais variados conteúdos. Existem sobre poesias, animais, tecnologia, culinária, variedades, enfim, vai da criatividade de cada um.

Muita gente pensa que é difícil ou que custa caro, no entanto, existem algumas ferramentas completamente gratuitas que possibilitam qualquer pessoa criar um blog sem se preocupar em pagar um servidor de hospedagem ou registrar um domínio.

Se você tem algum conhecimento em determinada área, porque não compartilhar? Crie seu primeiro blog agora mesmo, é super simples, fácil e grátis!

Como criar um blog no Blogger (Blogspot)

Através do serviço de blog do Google, o Blogger, é possível criar blogs em poucos cliques. Qualquer pessoa pode criar um gratuitamente. Veja como é fácil:

1 – Acesse o Blogger;
Você pode usar qualquer conta no Google, como do Gmail ou do Orkut.
2 – Informe seu login e sua senha;
3 – Clique em “Criar um blog”;
4 – Informe um título, endereço para seu blog, digite o código que aparece na tela e clique em continuar.

Criar blog Blogger

Obs.: No campo “Endereço do blog (URL)” você deve colocar o nome do seu blog. Pode ser qualquer nome que não esteja registrado. Procure utilizar um nome fácil para as pessoas lembrarem, pois será através dele que seus futuros leitores encontrarão seu blog.

5 – O próximo passo é escolher o seu template, ou seja, a aparência do seu blog. Escolha um dos modelos disponíveis e clique em “Continuar”.

Template Blogger

6 – Pronto! Seu blog já está criado. Clique em “Começar a usar o blog”.

7 – Você será redirecionado para uma página parecida com a que temos logo abaixo. Este é local onde você pode criar suas postagens e publicar os textos para seus leitores. Parece complexo, mas é bem simples!

Administração blogger

Como criar o seu primeiro artigo

O editor do blog é bem parecido com os editores de texto como o Microsoft Word, por exemplo. Agora que seu blog está criado é só começar a por a mão na massa! 😀

1 – Título: Escreva o título do seu artigo;
2 – No box abaixo do título você deve escrever o texto. Logo acima você verá uma barra de ferramentas onde é possível colocar uma palavra em negrito, itálico, inserir links, inserir vídeos e imagens, alinhar o texto, enfim, é o local para você formatar o seu texto.
Depois de tudo digitado é hora de publicar.
3 – Clique em “Publicar Postagem”.

Veja como ficou o meu artigo de teste!

Estes são os passos básicos para criar um blog e publicar seu primeiro post.

Conhecendo o potencial do Blogger

No painel de administração do Blogger você vai encontrar diversas abas e cada uma é responsável por uma configuração. É importante saber tudo que é possível fazer com seu blog. Vale lembrar que o Google tem atualizado constante este serviço com melhorias para os seus usuários, então não estranhe se, da noite para o dia, aparecer uma funcionalidade diferente.

Veja para que serve cada uma delas

1 – Postagem
Através dessa aba você pode criar seus artigos, formatá-los, editar postagens e editar suas páginas.
Nova postagem: Local para digitar seus textos;
Editar postagens: Lista com todos os artigos do seu blog. É possível editar seus artigos;
Editar páginas: Crie páginas isoladas. São páginas estáticas muito utilizadas para criar páginas do tipo “Sobre mim”, “Contato”, etc.

2 – Comentários
Este é o local onde você pode moderar os comentários. É possível aprovar, excluir e responder comentários dos seus leitores;

3 – Configurações
Esta aba contém informações técnicas. Através dela é possível definir a quantidade de posts na sua página principal, formato da hora, escolher a forma que será a administração dos seus comentários, como será a exibição das postagens antigas, etc.

4 – Design
A aba Design é muito importante e, com certeza, você irá usá-la bastante, pois é através dela que você vai configurar a aparência do seu site. Você tem opções de mudar o template (modelo), definir os gadgets que serão exibidos na barra lateral do seu blog e no rodapé.
Nesta aba há a opção “Editar HTML”. Através dela é possível editar o código, mas só edite o código se tiver certeza do que está fazendo.

A opção “Designer do modelo” também é bem interessante, pois você pode definir as cores, layout e escolher quantas colunas terão o seu blog.

5 – Gerar receita
Através dessa aba você pode monetizar através do AdSense, programa de monetização do Google.

6 – Estatísticas
Através dessa aba é possível acompanhar o desempenho, ou seja, saber a quantidade de acessos periódicos, visualizações de páginas, origens do tráfego, etc.

7 – Visualizar blog
Link para acessar o seu blog

Como trocar o template

Apesar da facilidade de se criar um blog no Blogger, um ponto que deixa a desejar é o design dos templates padrão. Por mais que você mude as cores e o layout, não fica muito legal. Mas isso não é problema, pois existe uma maneira de “instalar” um template com um design mais atraente.

É necessário apenas procurar por templates para Blogger. Existem excelentes templates gratuitos disponíveis na internet. Abaixo seguem três links de sites que disponibilizam templates para os mais variados tipos de blogs, e o melhor, são gratuitos.

Deluxe Templates

BTemplates

Templates Block

Escolha um template do seu gosto. Há a opção para você ver um exemplo de como ficará, para isso clique em “Live demo”. Dessa forma você já fica sabendo como é o funcionamento do template. Assim que escolher um template, faça o download para sua máquina. Geralmente o arquivo vem ‘zipado’. Descompacte o arquivo e você verá um arquivo XML.

Veja como trocar seu template padrão do Blogger!

1 – Acesse o painel de administração;
2 – Clique na aba “Design”;
3 – Clique no menu “Editar HTML”;
Antes de mudar o seu template tenha em mente que você deverá fazer backup de gadgets. Quando trocamos um template os posts e comentários não são excluídos, mas gadgets que não são nativos do Blogger são deletados.
É recomendado também fazer um backup do seu template atual antes de fazer a troca do template;
4 – Clique em “Baixar modelo completo” e salve no seu computador;
5 – Clique em “Selecionar um arquivo” e procure pelo template que você baixou (O arquivo .xml);
6 – Clique em “Fazer upload”.

Veja como ficou nosso novo template!

Muito fácil, não é mesmo?

Agora você não tem mais desculpa para não criar um blog. O serviço é totalmente gratuito, simples de administrar e uma excelente maneira de ter um lugar só seu para escrever sobre o que quiser, compartilhar conhecimento e interagir com pessoas que comentam em seu blog.

Para mais dicas imperdíveis como essa, acesse o Blog Vivo On

5 comentários em “Aprenda como criar um blog no Blogger”

  1. Excelente, são dicas importantes continue assim abrindo as mentes e dando oportunidade para todos poderem usufruir da tecnologia moderna.

Os comentários estão encerrado.