#FollowFriday: Como indicar seus amigos do Twitter com inteligência

Postado em 20. ago, 2010 por Rodrigo em Twitter

UPDATE – A Ferramenta TweepML não funciona mais!

É muito comum indicações de usuários do Twitter acrescidos das hashtags #FF ou #FollowFriday nas sextas-feiras. No entanto, ultimamente isso tem transformado o Twitter em um verdadeiro samba do crioulo doido, porque as pessoas vão indicando pessoas em dezenas de tweets, floodando a timeline alheia. Eu não tenho nada contra isso, acho bem interessante, mas não me lembro de ter seguido um usuário apenas pela indicação de outra pessoa.

O critério para seleção de quem eu sigo é simples: I-N-T-E-R-A-Ç-Ã-O. Se uma pessoa me segue e está sempre interagindo eu passo a seguir para conhecê-la melhor, independente de ter 50000 seguidores ou 10. No entanto, toda regra tem sua exceção!

O que é Follow Friday?

Follow = Seguir/Acompanhar e Friday = Sexta-Feira; portanto #followfriday ou sua abreviação, #FF, acontece toda sexta-feira e nada mais é do que a sua sugestão de quem seguir no Twitter. Dicas Twitter

Pensando em toda essa bagunça que acontece no Twitter na sexta-feira e tendo por base a ideia da @Samara7days de fazer listas com os usuários que interagem com seu perfil no Twitter, hoje resolvi fazer um #FollowFriday diferente.

listas FollowFriday

Ferramenta para criar listas no Twitter

Através do TweepML podemos criar listas de usuários de forma bastante rápida e simples. Aprenda a criar sua primeira lista.

1 – Acesse o TweepML;
2 – Clique em “Sign Up” e faça seu cadastro;
3 – Depois disso clique em “Sign in” e informe o seu email e senha que você cadastrou;
4 – Clique em “Create list”;
5 – No campo “Twitter Users” informe os usuários que farão parte da lista (não precisa do “@”)

Exemplo:
dtecnologico
zoomdigital
olhardigital
webdicas

6 – Informe o nome da sua lista em “TweepML Title”. Os campos “Description” e “Tags” são opcionais.
7 – Clique em “Generate TweepML”.

Logo em seguida o aplicativo criará a lista e será gerado um link como esse http://tweepml.org/followfriday-20/ com todos os usuários do Twitter que você selecionou.

Dessa maneira você pode indicar vários usuários do Twitter sem floodar a timeline de ninguém e ainda correr o risco de ganhar um unfollow de presente!

Como seguir listas

No TweepML além de criar listas você pode seguí-las também, e o melhor, com poucos cliques! Vou usar como exemplo a minha lista de #FollowFriday de hoje.

1 – Acesse a lista de Follow Friday;
2 – Se quiser seguir todas as pessoas da lista vá até o final da lista e clique em “Sign in on Twitter”;
3 – Autorize o acesso ao seu Twitter;
4Pronto! Automaticamente você começará a seguir todas as pessoas que você selecionou na lista.

No topo da lista você tem a opção de clicar em “Clear All” e selecionar apenas as pessoas que quiser da lista. Além do avatar, ele exibe a bio da pessoa, assim você pode filtrar melhor o usuário que quer seguir de acordo com seus interesses.

Depois de criar a lista você ainda pode editá-la, adicionando ou removendo twitteiros.

Veja como ficou o meu tweet de #FollowFriday de hoje!

Amigos Follow friday

Ao contrário do que estão dizendo por aí, não estou apenas contribuindo para a “orkutização” do Twitter! Essa dica é excelente para diminuir toda a bagunça nas sextas-feiras!

Rodrigo
Sou o idealizador do Design Tecnológico. Formado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Segurança. Apaixonado por tecnologia e internet.

5 Comentários to “#FollowFriday: Como indicar seus amigos do Twitter com inteligência”

  1. Ana Karenina

    21. ago, 2010

    Olá Rodrigo

    Muito interessante este post,principalmente pra os twiteiros que gostam de indicar no #FF, até fiz isso algumas vezes, mas não gostei muito do resultado, eu não sigo gente indicada dessa maneira, eu tenho alguns critérios pessoais e bem subjetivos pra seguir alguém. Até falei disso no meu post Por que eu te sigo (http://www.escritosideologicos.com/2010/08/por-que-eu-te-sigo-no-twitter.html)

    Brinco na timeline assim: “sigam meus 50 seguidos” porque só sigo gente que me interessa de alguma forma, a melhor indicação não é nem o #FF e sim o dia a dia no Twitter, pois por mais que você indique uma pessoa não quer dizer que ela é recomendável pra outras, tudo é muito variável por lá..

    Um Abraço :)

    • Rodrigo

      21. ago, 2010

      Exatamente! 😉
      Seguir alguém deve ser espontâneo e não forçado!

      Eu acho legal o #FF, no entanto, ultimamente está meio exagerado.

  2. EgAuM

    26. ago, 2010

    Eu uso o #FF como forma de promover as pessoas que mais se interagiram comigo na semana, eu entro no meu mentions e vou pegando as pessoas que mais falaram comigo durante a semana (eu disse falaram e não indicaram) além disso, eu tenhu uma lista chamada “MyFF” onde eu listo todas as pessoas que tenho alguma aproximação via twitter… =)… #FF pra mim não é apenas indicações de twitteiros e sim pessoas que tenho ou tive alguem nivel de amizade durante a semana…

  3. Bezzy

    09. out, 2010

    Gostei muito desse artigo!
    O que mais me Revolta nos perfils com muitos seguidores, é esse “Samba do Crioulo Doido” como você disse.

    Chego até distribuir Unfollow as vezes por causa disso.

    Não acredito que quantidade vem a ser qualidade.

    De nada aditanta ter milhares de seguidores, se vc não interage com nenhum deles.

    Passei a usar e RECOMENDO essa ferramenta de criação de listas =D

    • Rodrigo

      10. out, 2010

      Exatamente!
      Eu mesmo não me lembro de ter seguido ninguém através de um #FF, mas já segui muita listas indicadas por amigos, principalmente pela facilidade que é seguir gente nova através do TweepML!