Qual é o melhor antivírus gratuito?

Muito se discute sobre qual é o melhor antivírus grátis do mercado. O Olhar Digital e a Info fizeram recentemente uma bateria de testes com os principais anti vírus gratuitos do mercado.

Qual é o melhor antivírus grátis do mercado? – Info

Antivírus gratuitos: Qual deles é o melhor? – Olhar Digital

O intuito desse artigo é fazer um cruzamento de informações baseados nos resultados obtidos nos testes da Info e nas análises feitas pelo Olhar Digital em comparação às opiniões dos usuários do site de downloads Baixaki.

Melhor antivírus gratuito

Nos resultados apontados na matéria da Info, ficaram empatados em 1° lugar o Avast e o AVG, seguidos por BitDefender, Avira e Microsoft Security Essentials.

Nos resultados do Laboratório Digital, do Olhar Digital, foi apontado o Avast como melhor antivírus do mercado devido à sua eficácia na varredura por vírus, baixa utilização dos recursos da máquina e por possuir firewall e scaneamento de email, além da facilidade de uso.

No Comparativo entre os antivírus mais baixados do Baixaki (Avast, Avg, Avira e Microsoft Security Essentials) podemos notar que o Avast vem crescendo bastante e possui uma maior aceitação dos usuários que votaram no site.

Avast download

AVGdownload

Aviradownload

Microsoft Security Essentialsdownload

Baseado nesses comparativos podemos dizer que o Avast é o queridinho dos brasileiros, e que vem seguido do AVG, Avira e Microsoft Security Essentials.

Logicamente, existem outros bons antivírus que não foram citados neste artigo.

E então, qual o melhor antivírus grátis do mercado?

Na verdade, essa é uma pergunta muito difícil de ser respondida. Se levarmos em conta os testes, sem dúvida, o melhor do mercado é o Avast, entretanto, sempre digo que antivírus é como time de futebol e cada um tem sua preferência.

Já utilizei o AVG, Avast e Avira, no entanto, há alguns meses optei pelo Microsoft Security Essentials, mesmo não estando entre os melhores. Confesso que fiquei um pouco surpreso com o resultado desses testes, já que vi muitas empresas de médio porte utilizando a solução de antivírus da Microsoft.

Independentemente do antivírus que você utilize é primordial manter seu sistema operacional e antivírus atualizado. Analisando os comparativos notamos um equilíbrio entre os softwares gratuitos do mercado cabendo a cada um decidir pela melhor alternativa para proteger seus computadores. Outra solução é o bom senso. Nós (pessoas) também podemos ser bons antivírus.

10 comentários em “Qual é o melhor antivírus gratuito?”

  1. bom dia, com relação ao melhor antivírus tenho que discordar do avást como o melhor pelos seguintes motivos: é verdade que o avást consegue rastrear virus mto bem, entretanto muitas vezes ele não consegue reparar os arquivos infectados e é bem comum o corrompimento dos mesmos pelo antivírus inviabilizando o uso do sistema depois de um tempo. As vantagens desse antivírus citadas pelos analisadores são recursos novos implantados no avast os quais já estavam presentes em antivírus como o avg desde sua 1ª edição, particularmente eu gosto muito do avg, tive experiências péssimas com o avást cujo foi o responsável pela formatação do meu pc por duas vezes, atualmente utilizo o avira pois foi o antivírus colocado pelos técnicos quando formataram-no e até agora não tenho o que reclamar, ele faz actualizações diárias e varreduras diárias a interface é bem fácil de utilizar.

    • Eu particularmente também não gosto do Avast. Usei por pouquíssimo tempo.
      Usei o AVG por um bom tempo e posteriormente o Avira.
      Atualmente instalei o Microsoft Security Essentials para fazer testes.

  2. Por sugestão optei pelo Kaspersky, q mantenho sempre atualizado. Uso o Spybot e faço a varredura a cada dois dias.
    Porém meu cartão de crédito foi fraudado em uma distribuidora italiana na Califórnia semana passada.

    Não sei de onde vazou, uma vez q uso vez em nunca e apenas Skype e Google tem meus dados. Se bem q o Spybot ñ defende o Chrome… enfim.. voltei à preferência Zero

    • Até onde eu sei o Kaspersky não é gratuito. Se não me engano é o shareware.
      É como eu digo, não adianta ter um antivírus instalado e “abrir as portas” para os vírus.
      O melhor antivírus somos nós mesmos!

      Abraços!

  3. eu estou usando o avg é muito bom mais eu baixei a versam paga mais tem teste de 30 dias e depois eu vou baixar o avg gratuito.

  4. Atualmente estou usando o combo Antivir + Malwarebytes + SuperAntiSpyware + ZoneAlarm Firewall. É muita coisa, sim? Mas não é necessário deixar todos eles ativados ao mesmo tempo, creio eu. O interessante é que cada um busca por algo específico. E como disse o autor do post, não adianta ter a melhor proteção e achar que pode fazer de tudo na net sem tomar certos cuidados.

  5. @kennedychats (sigame): Eu uso o avira, nao aconselho para netbooks, eu tenho um eeepc que quando boto para escanear o sistema puxa a memoria toda, quase trava, quanto ao resto, nada a declarar, tudo otimo.

Os comentários estão encerrado.