Qual Sistema Operacional é mais seguro: Windows ou Linux?

sistema operacional seguro
A resposta é simples e direta! DEPENDE!
Há que diga que os dois SO’s são seguros e suas devidas proporções. A grande diferença entre os dois sistemas operacionais é que o Windows vem com muitas portas abertas e cabe o administrador de redes ir fechando as portas necessárias para não deixar o sistema vulnerável, enquanto que o Linux vem todo fechado e o administrador deve ir abrindo as portas que ele precisa para trabalhar.

O Linux tem código aberto – o código é aberto, o kernel não – o que facilita desenvolvedores das comunidades encontrarem falhas e corrigirem, tanto é que, quem usa Linux, sabe que as atualizações são muito mais freqüentes que o Windows. Já o Windows, por ser um sistema operacional fechado, apenas os funcionários da Microsoft pode disponibilizar as atualizações, o que torna mais demorada, deixando o SO por mais tempo vulnerável. Essa demora pode ser o tempo necessário para um cracker, que sabe da vulnerabilidade, explorar essa falha.

Ouvimos muito dizer que Linux não trava, que não pega vírus, mas na verdade, devido à baixa utilização do Linux, independente da sua distribuição, não seria muito inteligente fazer um vírus para Linux. Quanto a não travar, é simples, o Linux não trava o Kernel, quando trava, é travado o aplicativo e não o Kernel. Há alguns anos a Microsoft resolveu o problema da tela azul partindo desse princípio, em vez de travar todo o SO, trava a aplicação. Um exemplo disso é quando um aplicativo não está em funcionamento, apertando o ctrl+alt+Del e clicando na aba “Aplicativos”, você verá que determinado programa estará com o status “Não está respondendo”. Para encerrar a aplicação sem ter que reiniciar a máquina é só clicar no processo e depois em “Finalizar tarefa”.

Conclusão, os dois sistemas são seguros, cabe ao responsável pela configuração deixar o sistema operacional, OPERACIONAL e SEGURO!

7 comentários em “Qual Sistema Operacional é mais seguro: Windows ou Linux?”

  1. Muitos acham que o Linux é mais seguro, porém, é importante lembrar que o linux não é tão utilizado quanto o windows, o que torna um sistema menos vulnerável aos vírus e trojans, já que os hackers tem preferência em elaborar vírus para sistemas utilizados em massa. Mesmo assim não é certo dizer que o linux e um sistema tão seguro assim tendo em vista a existência de vírus assim como o windows. Cabe então o usuário optar por uma boa configuração, em conjunto com um bom sistema de defesa, deixando o sistema operacional super seguro!

  2. Existem muitas diferenças entre os dois sistemas operacionais…acho que cada um tem caracteriscas que talvez em um é melhor e no outro nao.

    é aquele negocio, é questão de gosto. Muitas distribuições linux sao famosas pela complexidade de uso, vai de usuario. Cada um deve usar o que acha mais seguro e mais facil.

    Eu achei seu blog fuçando aqui na internet e achei interessante o conteudo postado.
    Recentemente eu criei um blog sobre informatica e estou divulgando e buscando parcerias.

    Se você tiver interesse, acesse o blog e se gostar podemos trocar links.

    O endereço do blog é http://hackeandooplaneta.blogspot.com/

    Ate mais…

  3. Isso é tema de muita discução, existem aqueles que defendem o Windows e aqueles que defendem o Linux. Eu realmente nao sei dizer qual deles é o mais seguro, nem sei se um é mais que o outro. Eu acho que vai da necessidade do usuário, tem uns que nao gostam do linux por ouvir dizer q vc tem q configura tudo a mao que nao é tao intuitivo qto o Windows, porem o Windows tem diversos problemas. Acho que cada um deve analisar qual a melhor opção levando em conta a experiencia e o conhecimento q cada um tem em relação aos dois SOs. Eu nao conheço muito de Linux, mas to correndo atraz pra aprende pois é um SO que cresce a cada dia, um dos principais motivos é ele ser Free. Entao eu sei q la na frente, se é q ja nao esta assim, o mercado vai exigi que vc saiba trabalha com ambos os SOs.

  4. Temos der dexar de lado esse negócio de situação e partir para o simples fato de segurança. Partindo disso, respondo, qualquer hacker de conhecimento avançado invade qualquer windows(inclusive o seven) com pouco trabalho. Mas o linux é gigantescamente mais difíl, e algumas distros são consideradas impenetráveis(salvo ataques de engenharia social, que fazem o usuário da máquina entregar a senha).
    Conclusão: Bote o windows 7 e dezenas de ferramentes de segurança e ative as atualizações e mesmo assis em poucos minutos algum bom hacker(Existem no brasil várias pessoas desse nível) vai invadi-lo. Agora bote um FreeBSD ou Slackware e bote o mesmo hacker para invadi-lo, ele pode fazer o que for não vai conseguir.

  5. não tem nada a ver o windows ser mais usado que linux.segundo testes realizados nos estados unidos colocaram vários sistemas operacionais para que hackers tentassem invadi-los. resultados windows vista 3 invasões XP foi como entrar na casa da sogra até o mac da aplle foi invadido, e adivinhem ,3 dias e não conseguiram entrar no linux.Porque é como o colega lá em cima falou ele tem código aberto leva menos tempo para atualização .o que dificulta entrada de um hacker. OBS também uso windows.

  6. Concordo com as argumentações em seu post sobre o tempo de lançamento de atualizações entre cada sistema, maior quantidade de usuários da plataforma Windows e consequentemente mais alvos potênciais. Agora em minha opnião um outro fato além dos citados no post e nos comentários acima relevante a favor do Linux é por ele ser executado na maioria das vezes como usuário comum sem privilégios de root para danificar o sistema, inclusive os serviços mais visados nele para ataque como apache, ftp e ssh também rodam sem maiores privilégios, diferentemente do Windows que ao instalar o sistema o usuário criado já é o administrador e inclusive na maioria das vezes sem senha.
    Por isso acho que sim o Linux é mais seguro que o Windows.

Os comentários estão encerrado.