Qual o valor das informações da sua empresa?

Postado em 26. out, 2008 por Rodrigo em TI

valor informações empresasO que é o mais importante na sua empresa? Qual a prioridade? Funcionários? Equipamento? O prédio?
É claro que tudo isso é importante, mas o mais importante para sua empresa, com certeza, são as informações. Os equipamentos, computadores entre outras máquinas são importantes, pois são através dessas ferramentas que conseguimos gerar as informações, mas, equipamentos físicos a gente faz seguro. E as INFORMAÇÕES? Quem garante que, caso haja alguma catástrofe, incêndio, inundação, suas informações continuarão íntegras? Confiáveis? Disponíveis?

Quais empresas fazem backup? Você faz backup?
Se “der pau” nesse computador que você está lendo esse artigo parar de funcionar e não conseguir mais acessar sua informações, qual o seu prejuízo? Existem empresas que recuperam dados de hd’s danificados mas é um preço exorbitante em relação há um HD físico! Lembre-se sempre: EQUIPAMENTO FÍSICO A GENTE FAZ SEGURO, INFORMAÇÃO A GENTE FAZ BACKUP!

Backup é importantíssimo tanto para empresas quanto para arquivos pessoais! Já imaginou sua monografia ou sua tese de mestrado “desaparecendo”? Cada vez mais estamos trocando os papéis por arquivos digitais, tornando as informações de nossos computadores “nossa vida”. Quem imaginava que ocorreria o atentado de 11 de setembro nos Estados Unidos? Então, muitas das empresas tinham backup, mas o backup estava na torre ao lado, ou seja, quem não tinha um backup remoto em outro lugar, perdeu todas a suas informações! Isso pode ser o fim de qualquer empresa.

Outro detalhe, mais importante que o backup, é a volta, ou seja, se um dia você precisar desse backup ele tem que estar funcionando perfeitamente. Agora fica a pergunta? Que mídia utilizar? HD? DVD? HD Externo? Fita? Qual a vida útil dessas mídias? Daqui uns 5 anos existirá drive de DVD? Se utilizar outro HD, daqui 5 anos existirá SATA? HD IDE já está desaparecendo!
A grande verdade é que as informações são TUDO da empresa e temos que protegê-las a todo custo adequando-se a realidade de cada empresa, seja ela uma pequena empresa ou um gigantesca.

Rodrigo
Sou o idealizador do Design Tecnológico. Formado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Segurança. Apaixonado por tecnologia e internet.

2 Comentários to “Qual o valor das informações da sua empresa?”

  1. amplitudesonora

    27. dez, 2008

    parceiro teu blog esta shou hew…

    racional007

    ha eu montei mais um oia ai

    http://amplitudesonora.blogspot.com/

  2. amplitudesonora

    27. dez, 2008

    ha eu postei como amplitude mais sou dono tb do falcatruas..rsrsr