Como fazer uma senha segura

fazer senha segura

Nos dias de hoje usamos senhas para tudo em nossa vida. Usamos senhas para ligar um computador, senha para tirar dinheiro no banco, senha para acessar e-mail, e por aí vai… O ideal é uma senha de no mínimo oito caracteres. Mas apenas isso não basta!

Uma senha de oito caracteres somente de letras não é uma senha segura. Existem programas de força bruta que quebrariam ela em minutos! Existem dicionários de palavras que são utilizados por esses programas no intuito de quebrar senhas. Eles vão testando todas as palavras e letras até conseguirem descobrir sua senha.

Uma senha segura deve ter no mínimo oito caracteres envolvendo letras, números e caracteres especiais.

Uma dica, que é utilizada por mim na hora de fazer uma senha segura é a seguinte: Pense em uma frase que você goste, mas obviamente, não muito comum, uma frase de alguém famoso ou parte de uma letra de uma música. Por exemplo:

“Eu não sou cachorro não!”

Agora você padroniza um, dois ou quantos caracteres e/ou números para você iniciar suas senhas. Suponho que seja *&

Penso também um dois números para finalizar minha senha, por exemplo, 59

Então escolheria uma senha assim:
Pegaria os caracteres iniciais + as iniciais da frase, alternando maiúscula e minúscula + os números finais!

*&EnScN59

Pronto! Tenho uma senha segura de nove caracteres! Quanto mais caracteres, melhor!

Outra dica!
Muita gente me pergunta: “Qual o melhor antivírus?”, e minha resposta é sempre: DEPENDE!

Existe o Norton, AVG, Avast, mas não adianta nada ter um antivírus e não atualiza-lo diariamente e nem fazer uma varredura completa diária. Outro detalhe, não adianta ter o antivírus atualizado, passar a varredura completa todos os dias se não estiver com o sistema operacional atualizado. Isso é o mais importante, pois é no próprio site da Microsoft que os crackers descobrem as falhas e a exploram, pois sabem que a maioria dos usuários não faz as atualizações dos SO periodicamente.